Apresentação

Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin foi criada no ano de 1953, na administração do prefeito Júlio Schramm. Iniciou efetivamente seus trabalhos junto à comunidade a partir de 18 de março de 1975, na gestão do prefeito Osvaldo Schneider. São mais de três décadas de efetivo funcionamento enquanto instituição pública voltada à educação, à cultura e ao lazer da sociedade gasparense.

O acervo da Biblioteca Pública possui mais de 45 mil livros, gibis, revistas e outros impressos à disposição dos usuários. Atender aos leitores com acervo de qualidade e atualizado é prioridade. A Biblioteca dispõe ainda da Bebeteca, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para leitura é importante para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição no espaço.

Desde julho de 2012, os usuários podem também verificar a disponibilidade de um livro por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta a todo o acervo da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, das escolas Norma Mônica Sabel, E.E.B. Ervino Venturi, E.E.B Dolores Luizia dos Santos Krauss, E.E.B. Zenaide Schmitt Costa, do CDI Dorvalina Fachini, CDI Tia Maria Elisa, Biblioteca Praça CEU Zilda Arns, Sala de Leitura Vinícius de Moraes, Sala de Leitura de E.E.B Angélica Souza Costa e pela internet. O link para acesso é o http://biblioteca.gaspar.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php. Também é possível a reserva e renovação dos livros da Biblioteca Pública via online pelo link http://biblioteca.gaspar.sc.gov.br/biblioteca/index.html.
A Biblioteca Pública oferece os seguintes produtos e serviços:

– Pesquisa orientada: realizada na biblioteca por meio do acervo geral, de referência, periódicos, multimeios, folhetos, mapoteca, eletrônico e internet;
– Empréstimo domiciliar;
– Orientação bibliográfica e de metodologia científica;
– Acesso livre a Internet;
– Fotocópias;
– Momento de Leitura com Proler;
– Oficinas de leitura e literatura em parceria com o Proler;
– Formação continuada para agentes de Biblioteca e Bibliotecárias.

Para fazer o empréstimo domiciliar e se associar à Biblioteca são necessários os seguintes documentos:
– Comprovante de residência;
– Documento de identidade ou certidão de nascimento;
– Contribuição anual.

A Biblioteca ainda promove eventos como o Café Conto e Poesia, um encontro de amigos da leitura que geralmente ocorre no mês de agosto e a Semana Nacional do Livro, em outubro, com distribuição de leitura na Praça e Feira do Livro, em parceria com o Proler.

O quadro de funcionários é composto pelos profissionais:

Lúcia Kistner: Graduada em Pedagogia pela FURB e Pós Graduada/Especialista em Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental pela Aupex. Diretora Adjunta da biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin.

Mauren Rodrigues Pinho: Graduada em Biblioteconomia pela FURG. bibliotecária responsável pela organização técnica do acervo

Mercedes Russi: Funcionária responsável pela manutenção, organização do acervo e do espaço as Biblioteca Pública.

Francisco Miguel Nunes: Bolsista ensino médio. Atendente e auxiliar de serviços de catalogação e organização de material da Sala de Leitura Vinicius de Moraes.

Guilherme Santiago Schwabe: Bolsista cursando faculdade de História /Uniasselvi. Responsável pelo atendimento ao público e organização da Biblioteca e auxiliar de serviços de catalogação.

 

 

Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453 – Fundos
Centro, Gaspar/SC
CEP 89110-000
Telefone/Whatsapp: (47) 3091-2203
E-mail: prolerbiblioteca@gaspar.sc.gov.br

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h