Saúde alerta para a baixa procura da vacina da gripe

Cobertura vacinal no município está em 29,05%

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura das vacinas contra a gripe e sarampo. A vacinação teve inicio no dia 4 de abril, e até nesta sexta-feira, dia 13, apenas, 5.994 pessoas dos grupos prioritários que já estão aptas a receber a vacina contra a gripe haviam se imunizado. Esses valores representam apenas uma cobertura vacinal de 29,05%.

Para a Campanha de Vacinação contra a gripe, o público-alvo é de 20.634 pessoas. A meta da Vigilância em Saúde, é de vacinar, pelo menos, 90% desta população, ou seja, 18.561 pessoas. O grupo prioritário com maior cobertura vacinal é o dos idosos, com a imunização 4.087 pessoas, correspondente a 43,98%. Mesmo assim, longe do número ideal. Já o grupo com menos vacinados é o de pessoas com deficiência permanente, com apenas 1,96% de cobertura vacinal.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz, destaca que os dados da vacinação estão preocupantes. “Estamos chegando no período de temperaturas mais baixas e sabemos que são nesses momentos que as pessoas procuram mais as unidades com doenças respiratórias, se a pessoa está com a vacina em dia, os sitomas são mais amenos e a circulação da doença diminui, reduzindo a necessidade de procura por atedimento. Precisamos que a população que está apta a se imunizar, procure as nossas ESFs e façam isso o quanto antes”, salienta.

A campanha de vacinação da Gripe segue até o dia 3 de junho. O grupo prioritário contempla idosos com idade acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérpuras, pessoas com comorbidades, professores, caminhoneiros, trabalhadores das forças de segurança e trabalhadores de transporte coletivo-rodoviários e demais grupos, conforme Plano Nacional de Imunização.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas levem documentos de identificação, carteira de vacinação, além disso, parte do público-alvo deve apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização. Profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem apresentar comprovantes como crachás, carteira de trabalho, ou holerites.

As Estratégias de Saúde (ESFs) que possuem sala de vacinação são: Barracão, Santa Terezinha, Poço Grande, Sete de Setembro, Centro, Figueira, Gasparinho, Gaspar Grande, Bela Vista, Belchior, Margem Esquerda I e II, Coloninha e Lagoa (confira os endereços dos locais abaixo).

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia.

Endereços unidades de Saúde com sala de vacina

• ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
• ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
• ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
• ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
• ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
• ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
• ESF Gasparinho: R. Fênix
• ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
• ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
• ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
• ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
• ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
• ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo SchrammESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande
• ESF Lagoa:Estrada Geral Poço Grande, s/n

Foto: Cinara Muller