Saúde adota nova estratégia de vacinação

Objetivo é evitar desperdício de imunizantes por conta da baixa procura

A partir desta quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde informa que irá adotar novas estratégias de vacinação. Agora, a vacinação contra a Covid-19 irá ocorrer apenas nas Estratégias Saúde Família (ESFs) Barracão, Belchior, Bela Vista e Centro. O objetivo com a mudança é evitar desperdício dos imunizantes, por conta da baixa procura de pessoas aptas a se vacinarem.

O horário de atendimento para vacinação das ESFs Barracão, Belchior e Bela Vista é das 7h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Na unidade do Centro, a partir de segunda-feira (15) a vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira até às 19h, o novo horário segue até o dia 9 de setembro, apenas para vacinação e atualização de todas as vacinas.

Para colocar em dia a vacinação do maior número de pessoas, a prefeitura abre a partir do sábado, dia 13, a Unidade de Saúde do Centro, sempre das 8h às 12h, até o dia 3 de setembro. Ou seja, os gasparenses terão quatro sábados para procurarem o local e se vacinarem. No feriado do dia 7 de setembro, a unidade também estará com as portas abertas exclusivamente para aplicação de vacinas.

Gaspar vacina toda a população acima de três anos de idade com a primeira dose do imuno. Além disso, aplica a quarta dose em pessoas com 30 anos ou mais. Para as gestantes e puérperas (45 dias após o parto) imunizadas com Pfizer ou CoronaVac, a terceira dose deve ser feita com o intervalo de quatro meses. Também é aplicada a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, para obter o imunizante é necessário apresentar o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

A secretaria de Saúde reforça a importância de completar o esquema vacina, inclusive com a quarta dose. “Estávamos com todas as nossas unidades com sala de vacina abertas. Porém, as pessoas não estão indo e assim, acabamos perdendo muitos imunizantes. Vamos tentar mais uma estratégia para aumentar nossa cobertura vacinal. É necessário que a população entenda que é preciso tomar essas doses de reforço”, explica o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior.