Prefeitura ativa abrigo temporário durante o frio intenso

Centro de Convivência do Idoso abre nas noites de terça e quarta-feira, dias 17 e 18 de maio

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, e com o apoio da Defesa Civil e Polícia Militar abre nesta terça e quarta-feira, dias 17 e 18, um abrigo temporário para pessoas em situação de rua, por conta das previsões de frio intenso. O abrigo será aberto no Centro de Convivência do Idoso, na Rua Frei Canísio, 500, no Bairro Coloninha, a partir das 19h até as 7h, de cada dia. A Secretaria de Assistência Social também poderá abrir o abrigo em outras noites, mediante necessidade.

O objetivo da ação é acolher pessoas em situação de rua, proporcionando uma noite mais confortável e segura, além disso, pessoas que tiverem algum animal de estimação também terão um abrigo garantido para os bichinhos.

Equipes formadas por servidores da Assistência Social, Defesa Civil, voluntários e Policia Militar estarão no Centro de Convivência do Idoso para providenciar alimentação. No local serão disponibilizados colchões, cobertores e local para banho. Equipes da abordagem trabalharão nas ruas para acolher pessoas que queiram ser encaminhadas ao abrigo. Caso a população identifique pessoas com essa necessidade, podem acionar o telefone de plantão (47) 3091-2301.

Além disso, durante toda a noite e madrugada, de terça e quarta-feira, a Secretaria de Assistência Social intensificará o serviço de abordagem social. As equipes farão entrega de alimento, cobertores e bebidas quentes. Durante a abordagem são realizados encaminhamentos para os equipamentos sociais ofertados pelo Município, concedido transporte para os locais de origem e também prestado assistência com eventuais condições para tratamentos em saúde. Também são repassadas informações sobre os cuidados em transitar pelas ruas e avenidas.

O secretário de Assistência Social, Salésio Conceição reforça que a abordagem social é realizada periodicamente e reforçada nesses períodos e que os encaminhamentos não são compulsórios. “Queremos atender e identificar os casos de risco pessoal e social das ruas de Gaspar. É fundamental garantir o acesso a direitos básicos, além de oferecer uma atenção às necessidades mais imediatas das pessoas que estão passando por alguma vulnerabilidade. Mas é importante lembrar que essas pessoas têm o direito de aceitar ou recusar o auxílio ofertado”, explica.

Além disso, a abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes da Defesa Civil, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social. “São ações humanizadas e de reintegração”, complementa Salésio.

Recomendações e cuidados com o frio

Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Fotos: Arquivo PMG