Piloto da FMEL conquista 8ª colocação no Mundial de BMX

Competição ocorre até 31 de julho na cidade de Nantes na França

O Piloto gasparense da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL, Luciano Andrieti conquistou a 8ª colocação na categoria Men 35+, aro 20, no UCI BMX Racing World Championship 2022 (Campeonato Mundial de BMX Racing). a competição é realizada na França, na cidade de Nantes.

“O esporte gasparense a cada dia vem tendo mais destaque em competições a nível nacional e mundial. É um orgulho enorme para a nossa cidade ter mais um finalista em competições de mundial”. ressalta o Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller

Luciano participou de duas categorias na competição, Cruiser 35 a 39 anos (aro 24) e Men 35 anos + (aro 20). Na terça feira (26) Luciano participou da categoria Cruiser 35 a 39 anos (aro 24), onde atleta venceu as três primeiras baterias e se classificou para as quartas de final, e por detalhes o piloto foi eliminado, concluindo a corrida com a quinta posição, onde somente os quatro primeiros conquistavam a classificação para as semifinais da competição.

Já na sexta feira (29), Luciano participou da categoria Men 35+ (aro 20), em que venceu duas das três primeiras baterias e ficou com a terceira melhor volta em uma delas. Com os resultados, Luciano se classificou para as oitavas de final, e garantiu uma vaga para as quartas de finais com a primeira colocação da baterias. Com a primeira colocação na bateria avançou para a semifinal da competição. Na disputa das semifinais Luciano terminou a corrida com a 4 colocação, posição que classificou o Gasparese para a grande final da categoria.

Na disputa da final o atleta gasparense teve uma largada muito boa, saindo nas cabeças e mantendo a 3ª colocação da prova até o momento em que se desequilibrou em um obstáculo um pouco antes da última curva e caiu. Após a queda Luciano tentou se recuperar, mas ficou com a 8ª colocação, se sagrando o 8º melhor piloto da categoria Men 35+ (aro 20) do mundo. “Eu sempre falava para todos que se conseguisse chegar a até a final eu iria para o tudo ou nada, e foi o que eu fiz, dei meu máximo e infelizmente sofri uma queda muito forte, o importante é que estou inteiro e pronto para a próxima”, afirma o o atleta da FMEL, Luciano Andrieti.

“Essa experiência de disputar um mundial na Europa é fantástica, estar na final de um mundial é sonho de qualquer atleta. Não foi nada fácil chegar até aqui, tive que abrir mão de muitas coisas para conseguir treinar duas vezes ao dia e estar totalmente preparado para essa competição. Contratei um dos melhores treinadores do mundo e dei meu máximo dentro e fora das pistas. Muitas pessoas tiveram dúvidas se eu conseguiria chegar até a final pelo fato dos atletas europeus treinarem nas melhores pistas do mundo e mas eu sempre acreditei no meu potencial e provei ele dentro da pista”, ressalta Luciano.

Essa foi a segunda vez em que Luciano participou de uma edição de mundial, a primeira participação dele foi em 2006, em um mundial que aconteceu aqui mesmo no Brasil. “Na minha primeira participação infelizmente minha bicicleta quebrou nas quartas de final e tive que abandonar a competição. Nesta segunda participação eu realizei um sonho de chegar até uma final de mundial, vou continuar treinando forte para conseguir classificações ainda melhores nas próximas edições”, Afirma Luciano.

A próxima competição internacional em que Luciano deve estar presente é a disputa do Pan-Americano na Argentina em setembro. “Ainda não estou confirmado, mas estou tentando organizar tudo certinho para estar presente em mais essa competição. Gostaria de agradecer a todas as empresas e amigos que me ajudam financeiramente e principalmente a Prefeitura Municipal de Gaspar e Fundação de Esportes por todo apoio que venho recebendo” ressalta Luciano.

Divulgação FMEL