Cultura abre inscrição para prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural

Publicado em 22/10/2021 às 14:58 - Atualizado em 22/10/2021 às 15:11

Créditos: Elisiane Roden Baixar Imagem

O setor cultural foi um dos mais impactados economicamente e socialmente, em decorrência da pandemia. Para continuar com os incentivos e proporcionar uma recuperação, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, abre as a inscrições para o edital que promove o prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural e Artística da Lei Aldir Blanc. As inscrições devem ser efetuadas entre os dias 22 de outubro a 21 de novembro.

A inscrição é realizada exclusivamente on-line, através do link https://bit.ly/aldirblanc2021. Entre outros requisitos, para se inscrever é necessário que o artista esteja ingresso no Cadastro Municipal de Artistas, para se cadastrar basta acessar o link: http://bit.ly/artistasgaspar.

Diferente do outro edital, nesse não é necessário apresentar projetos para serem executados, e sim comprovar que o proponente, pessoa física ou jurídica, tem um histórico de contribuição para a área cultural de Gaspar mediante documentação e portfólio. O valor repassado nesta categoria é de R$ 12.860,22, sendo dois prêmios de R$ 6.430,11. Não podem participar desse edital, artistas que já foram beneficiados com a Lei Aldir Blanc anteriormente.

Serão premiadas pessoas físicas ou jurídicas que tenham alcançado um estágio de reconhecida capacidade de manutenção e transmissão de saberes, fazeres e ofícios tradicionais de atividades e ações artísticas e culturais, destinadas, em especial, aos grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade social e/ou com reduzido acesso aos meios de produção e fruição cultural.

São reconhecidos como trabalhadores da cultura, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, produtores culturais, instituições de arte, pontos de cultura, entre outros, atuantes no território de Santa Catarina e que tenham prestado significativa contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural do município.

A Diretoria de Cultura recomenda que o participante leia atentamente o Edital, em anexo. Dúvidas serão atendidas eletronicamente por meio do e-mail: cultura@gaspar.sc.gov.br ou telefone: (47) 3091-2200.