Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Gaspar prepara possível retomada de aulas presenciais em fevereiro de 2021

Publicado em 26/11/2020 às 17:26 - Atualizado em 26/11/2020 às 19:51

Escola Olímpio Moretto
Créditos: Amanda Weber/PMG Baixar Imagem

 

 

 

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, informa que o calendário escolar de 2021 na rede municipal de ensino prevê início em 3 de fevereiro. No entanto, a volta do ensino presencial, só será cumprida conforme a matriz de risco para Covid-19, estipulada pelo Governo Estadual e seguindo todas as medidas do Plano de Contingência que vem sendo elaborado para cada unidade. 

A reabertura das escolas para os alunos e professores será de forma escalonada. Haverá um misto de atividades à distância com a permanência do uso da tecnologia e aulas presenciais. Cada sala de aula do município possui um padrão de 48m², ou seja, conforme as regras de distanciamento, cada sala suportaria 16 alunos por classe.

De acordo com a secretária de Educação, Simara Maraschi, alunos que tiveram pouca participação nas aulas online, terão prioridade. “O aluno que não conseguiu fazer as atividades todos os dias, esse terá prioridade. O restante dos alunos será dividido em grupos que irão fazer um sistema rotativo”, destaca.

Além disso, para o próximo ano, uma equipe de professores será montada exclusivamente para as aulas online. Esses profissionais estarão realizando suas atividades de forma remota. A medida visa não sobrecarregar o professor que estará em sala de aula.

Nos últimos meses, a secretaria de Educação, em parceria com a secretaria de saúde e superintendência da Defesa Civil, elaborou o Plano Municipal de Contingência- Educação, que possui orientações aos estudantes, professores e colaboradores para o retorno gradual e seguro das atividades presenciais. Além disso, cada unidade de ensino prepara um protocolo local para uso nas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs).

A secretária destaca que a elaboração do protocolo foi necessária para garantir o acesso seguro dos estudantes no retorno às aulas. “Nós queremos o retorno das aulas presenciais. Contudo, enfrentamos uma pandemia que assola o mundo. Estamos trabalhando para que nossos alunos, professores e servidores da educação possam ter um retorno seguro, tranqüilo e responsável. É nosso dever garantir os cuidados higiênicos e pedagógicos para o retorno das aulas”, conta Simara.

As aulas presenciais estão suspensas desde março em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Aos alunos, estão sendo oferecidos conteúdos digitais e impressos. O ano letivo de 2020 termina no dia 14 de dezembro, com a emissão dos boletins escolares. Entre os dias 11 e 12 ocorre o fechamento das notas. As aulas presenciais na rede pública municipal não retornam neste ano.