Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Gaspar vacina 1600 pessoas neste sábado

Publicado em 04/07/2021 às 15:48 - Atualizado em 04/07/2021 às 15:48


Créditos: Ana Caroline Morello/PMG Baixar Imagem

O primeiro final de semana do mês de julho foi marcado por mais um drive thru de vacinação contra a Covid-19. A Prefeitura de Gaspar promoveu a imunização do público de pessoas com 40 anos ou mais neste sábado, dia 3. A ação ocorreu no Centro de Vacinação Prefeito Francisco Hostins. As 1600 doses disponíveis se esgotaram antes do previsto. Segunda-feira, dia 5, o Centro de Vacinação estará aberto das 8h às 15h para imunização exclusivamente grupos prioritários e para aplicação da segunda dose da CoronVac para aqueles que receberam a primeira dose do imuno até o dia 14 de Junho. O retorno da vacinação por idade depende do envio de novas doses pelo Governo do Estado e será divulgado pelos canais oficiais da prefeitura.

 

Gaspar realiza a campanha de vacinação para os grupos por idades, em forma de drive thru. O sistema se mostra eficientemente rápido. Sendo que no drive anterior, Gaspar vacinou 1.800 pessoas em um dia. Essa é a média de vacinação de cidades com população muito maior que Gaspar. Outra vantagem do sistema, é a possibilidade da rápida aplicação de doses recebidas na população. “Não faz parte do nosso planejamento guardar doses que estão disponíveis para a primeira aplicação. Temos o dever com a comunidade de vacinar todos o mais rápido possível, seguindo o calendário e quantitativo recebido. Montamos um grande esquema para tudo funcionar bem, como já vem sendo. Sabíamos que haveria muita movimentação então agradecemos todos os envolvidos e voluntários por mais este drive de sucesso”, comemora a secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos

“Eu estava ansiosa e ligada aos canais oficiais de imprensa. Logo hoje cedo quando recebi a notícia que chegou meu público, liguei para avisar e chamar minha irmã, que também veio se vacinar”, conta Josiane da Silva, de 42 anos e moradora do Bairro Bateias. “Hoje vamos tomar um quentão e comer um pinhão para comemorar”, brinca a irmã, Jussara Kienen, 43 anos, moradora do Bairro Santa Terezinha. 

 

Nesta segunda-feira, dia 5, o Centro de Vacinação estará aberto para aplicar a segunda dose da CoronVac para aqueles que receberam a primeira aplicação até o dia 14 de Junho. Para a primeira dose o atendimento segue exclusivamente para os grupos prioritários:

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos;

- Pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos;

- Profissionais de saúde, educação, segurança e salvamento acima de 18 anos;

- Caminhoneiros, trabalhadores do transpporte coletivo e rodoviário, limpeza urbana acima de 18 anos;

- Gestantes, puérperas e lactantes com crianças até 2 anos (acima de 18 anos).

 

A Campanha #VacinaDoBem, realizada pela Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde, segue acontecendo. O objetivo é a arrecadação voluntária de alimentos e produtos de higiene e limpeza, para doar a famílias necessitadas. Atualmente, itens como café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito são os mais necessários. Até agora, mais de 600kg de produtos já foram doados.