Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Samae
Samae amplia projeto do óleo usado em mais escolas

Publicado em 09/06/2021 às 15:34 - Atualizado em 09/06/2021 às 15:34


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

As escolas municipais Olimpio Moretto, Ana Lira e Angélica Costa também adotaram, a campanha de óleo usado do Samae de Gaspar no último mês. O projeto busca orientar os moradores de Gaspar a dar o descarte correto do óleo de cozinha, seja ele, vegetal ou de origem animal. Para dar o descarte correto, ó óleo deve ser acondicionado em garrafas pets ou vasilhas e ser levado em algum dos 19 pontos espalhados pela cidade de Gaspar.

De acordo com o Diretor-Presidente, Cleverton João Batista, com o descarte adequado do óleo, a população é diretamente beneficiada, porque evita que o produto entre em contato com o meio ambiente. “Precisamos da conscientização e da colaboração de toda a comunidade no projeto. Jogar o óleo usado na pia, ralos e esgotos causam grande impacto ambiental”, explica Cleverton.

Até o momento, segundo levantamento do Samae, foram coletados 300 litros de óleo usado. Todo material é repassado para a empresa especializada H2 Óleo que realiza a coleta e reciclagem deste material, com a orientação e fiscalização do Samae. Os novos pontos de coleta já estão em funcionamento e podem ser utilizados por todos os moradores, independente se possui ou não familiar estudando no educandário.

A Campanha de ‘Coleta de Óleo Usado’ é uma parceria do Samae de Gaspar com a Secretaria de Educação e integra as ações de sustentabilidade planejadas no Programa Avança Gaspar. “Além de obras estruturantes, o Avança Gaspar proporciona ações de desenvolvimento social nas mais diversas áreas. Diversas ações estão previstas para garantir uma Gaspar mais sustentável”, explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

Como descartar corretamente o seu óleo de cozinha usado

O primeiro passo, já com o óleo frio, é peneirar todo o conteúdo para tirar os resquícios de comida, e outros materiais, que ainda podem estar misturado ao líquido. Este processo pode ser realizado com uma peneira, ou até mesmo com um tecido.

Com o óleo peneirado, chegou o momento de colocar o material em um recipiente que possa ser vedado, como por exemplo, uma garrafa PET. Lembre-se de usar um funil para facilitar este processo. Ao terminar, feche bem a garrafa e limpe a parte externa, isso evitará odores e insetos.

Pronto, agora é só levar o óleo usado para um ponto de coleta. Com o descarte correto, o óleo que poderia poluir rios e mananciais será reciclado, podendo ser reaproveitado como sabão e outros subprodutos. Um pequeno gesto que todos podemos fazer para contribuir com o meio ambiente que vivemos.