Central de Fiscalização recebeu mais de 130 denúncias no fim de semana

Publicado em 27/07/2020 às 15:57 - Atualizado em 27/07/2020 às 15:58

Fiscalização 24.07
Créditos: Amanda Weber - PMG Baixar Imagem

A Central de Fiscalização implantada pela Prefeitura de Gaspar recebeu 136 denúncias de sexta-feira (24) a domingo (26). Dessas. o número mais expressivo foi o aumento de 200% no registro de festas particulares. Foram 61 reuniões em domicílio encerradas pelos fiscais. Também no final de semana, a Prefeitura de Gaspar realizou uma ação ostensiva com sete equipes percorrendo todos os bairros para coibir o descumprimento das medidas restritivas e de prevenção ao Coronavírus.

Em cumprimento aos decretos municipais que orientam o enfrentamento à Covid-19 em Gaspar, a adoção de medidas preventivas tem sido fiscalizada regularmente pelo município, através do Sistema de Comando em Operações e (SCO) e Central de Fiscalização.

Durante o atendimento, aglomerações em festas particulares em casas e condomínios foram o maior problema observado no município quanto ao enfrentamento ao coronavírus, das 113 ocorrências atendidas, 61 casos foram de festas domiciliares. Todas foram encerradas com os participantes dispersados. Além disso, a ação registrou 30 ocorrências em bares e canchas de bocha e 11 estabelecimentos foram fechados. Oito ocorrências em restaurantes, um foi contado irregularidade e fechado. Tabacarias e conveniências também foram denunciadas, e oito foram fechadas e notificadas pela equipe e por fim foram realizadas fiscalizações em supermercados, e dois foram fechados.

"Estamos desde março orientação, monitorando, informando e imaginamos que, a essa altura, as pessoas já estariam conscientes e a situação estaria mais tranquila. Mas o que vimos neste final foi preocupante, principalmente com o aumento de 200% de denúncias de festas particulares", analisa o diretor de fiscalização, Emerson Barth.

Durante o final de semana, sete equipes realizaram as averiguações das denúncias, formados servidores municipais, Defesa Civil e Polícia Militar. Denúncias relacionadas a situações de desrespeito às medidas restritivas ao combate à Covid-19 podem ser comunicadas por meio do telefone 199 ou pelo telefone (47) 3331-6391.