Fiscalização da Prefeitura e PM multam e cassam alvará de bares em Gaspar

Publicado em 20/07/2020 às 16:37 - Atualizado em 20/07/2020 às 16:49

Equipe de fiscalização dispersou 20 festas particulares
Créditos: Divulgação Baixar Imagem

A Prefeitura de Gaspar implantou neste final de semana, dia 18, uma Central de Fiscalização, com o objetivo de concentrar as denúncias de descumprimento dos decretos restritivos no enfrentamento ao COVID-19. Equipes da Defesa Civil e do departamento de fiscalização, com o apoio da Polícia Militar, multaram e cassaram o alvará de funcionamento de dois estabelecimentos. Além disso, foram verificadas mais de 70 denúncias, resultando em 33 fechamentos e dispersões e 11 notificações.

“Os dois estabelecimentos que tiveram o alvará cassado já haviam sido orientados e notificados por diversas vezes, um deles, inclusive, estava de portas fechadas, mas atendendo clientes internamente com aglomeração e desrespeitando as medidas restritivas. Os clientes que estavam nesses locais também foram notificados”, salienta o superintendente da Defesa Civil, Evandro de Melo Amaral. Estes bares interditados são do Bairro Bela Vista e outro do Gaspar Grande.

Além de estabelecimentos comerciais, a equipe de fiscalização dispersou 20 festas particulares. “As pessoas não estão conscientes do risco. Mesmo com toda a informação, constatamos muitas situações de aglomeração e festas em casas, sítios e até terrenos baldios. Uma que se destacou neste final de semana foi um encontro com mais de 50 pessoas com motos em um terreno baldio com direito a churrasco, bebida alcoólica e muita aglomeração”, relata o superintendente.

Durante o final de semana foram recebidos 98 contatos via telefone e whatsapp. Algumas denúncias foram encaminhadas mais de uma vez em canais diferentes e outras eram infundadas. Das 73 fiscalizações efetuadas, 33 resultaram em fechamento ou dispersão, 11 notificações e 29 estavam dentro das normas no momento em que os fiscais estiveram no local.

Além de bares/cancha de bocha, que contabilizam o maior número de denúncias (42), e festas particulares, que somaram o maior número de ações efetivas da fiscalização (20), foram registradas denúncias contra restaurantes (4), mercados (3), tabacarias/conveniências (3) e igrejas/templos religiosos (1).

Os telefones disponíveis para denúncias referentes ao descumprimento de normas no enfrentamento ao COVID-19 são o 199 e o (47) 3331-6391. O atendimento funciona diariamente das 8h às 22h. Além disso, o 190 da Polícia Militar continua à disposição. Para dúvidas gerais sobre o coronavírus, o WhatsApp (exclusivo para mensagens) do Fica Bem Gaspar está à disposição pelo (47) 3331-6312.