---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Boletim 04 - Coronavírus

Publicado em 21/03/2020 às 17:47 - Atualizado em 21/03/2020 às 17:47

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar informa que ainda aguarda os resultados dos exames dos SEIS casos suspeitos de Covid-19 na cidade. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados e se encontram em isolamento domiciliar. Nenhum caso confirmado foi registrado na cidade. Outras 36 pessoas continuam sendo monitoradas em domicílio, mas não se enquadram como casos suspeitos pelo protocolo da Organização Mundial da Saúde - OMS.

   O material coletado dos seis pacientes já foi encaminhado ao laboratório, porém nenhum resultado foi divugado ainda. Somente um laboratório de Santa Catarina é credenciado para realizar oficalmente o exame, o Lacen. Nesse sábado a Unidade de Saúde do Centro, que desde de quarta-feira, atende exclusivamente pessoas com sintomas de gripe, respiratórios e pulmonares, recebeu 80 pacientes.

   Além disso, a Polícia Militar fiscaliza, orienta e notifica estabelecimentos comerciais abertos em descumprimento ao Decreto do Governo do Estado. Nesta sexta-feira quatro foram notificados. O Procon também cotinua a fiscalização de preços abusivos em supermercados, farmácias e postos de combustível. Com o auxílio do Departamento de Fscalização e da Polícia Civil.

   Neste sábado a Prefeitura de Gaspar, através do Gabinete de Crise, também implantou uma Central de Informações. Com voluntários da Defesa Civil e do quadro de servidores comissionados da Prefeitura que se colocaram à disposição para ajudar, foram realizados 38 atendimentos via telefone e WhatsAp, sendo que seis foram auxílios a idosos para realizar compra de medicamentos e alimentos.

   

 

Dúvidas Frequentes

 

Quais são os serviços que funcionam durante estes sete dias?

   Estão mantidos apenas serviços essenciais como saúde, Samae (tratamento e distribuição de água e coleta de lixo), Conselho Tutelar (plantão), Obras (equipe de plantão), serviços funerários, Defesa Civil, Superintendência de Trânsito (em plantão), fiscalização e Comunicação.

 

As unidades de saúde estão funcionando?

   Sim! As unidades de saúde permanecem abertas em horários normais. Os atendimentos serão conforme demanda, sendo que as consultas eletivas agendadas serão remarcadas ou canceladas.

   A Unidade de Saúde do Centro, localizada na Rua Augusto Beduschi, 130, está aberta das 7h30 às 16h30 todos os dias, inclusive sábados e domingos, para atendimento exclusivo de casos com sintomas respiratórios e pulmonares. E os pacientes do Centro que necessitarem de outro atendimento devem procurar a Policlínica no Bairro Sete de Setembro.

 

Estou com sintomas respiratórios e pulmonares, devo procurar o hospital?

   Pacientes com sintomas respiratórios, pulmonares, que possam se enquadrar nos critérios de gripe ou Coronavírus, não devem procurar os hospitais. Essa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde. A ida ao pronto-atendimento pode colocar em risco a contaminação de outros pacientes que estão com saúde debilitada e com sintomas de outras doenças. Por isso, devem ser encaminhados para a unidade de referência.

   Como citado, a Unidade de Saúde do Centro estará aberta todos os dias, das 7h30 às 16h30 para atendimento exclusivo de casos com sintomas respiratórios e pulmonares.

 

E as aulas em escolas municipais, estaduais, particulares e CDI’s?

   Devido decreto do Governo Estadual as aulas, a partir desta quinta-feira, dia 19, estarão suspensas por 30 dias.

 

Como faço para notificar preços abusivos em mercados e farmácias?

   O Procon de Gaspar mantém seu atendimento a denúncias via WhatsApp (99930-3212) no período das 8h às 18h. A vistoria acontece mediante denúncia e fiscalização. O principal item fiscalizado no momento é o álcool em gel.

 

Onde posso encontrar informações atualizadas sobre os casos de coronavírus em Gaspar?

   As informações referentes ao vírus no município são atualizadas por meio das redes oficiais da Prefeitura de Gaspar como Facebook, Instagram e o site oficial do município.

   Gaspar, até o momento, não registrou nenhum caso confirmado do Covid-19. São seis casos suspeitos e já foram realizados 354 atendimentos na Unidade de Saúde do Centro. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados e se encontram em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação. Nenhum deles se enquadra na faixa etária de alto risco.

 

Meu emprego não suspendeu suas atividades durante os sete dias de paralisação, o que devo fazer?

   O Decreto do Governo do Estado estipulou procedimentos para empresas, fábricas e indústrias privadas onde há o contágio coletivo, que devem atuar com capacidade mínima necessária. As orientações são de que as empresas, fábricas e indústrias trabalhem conforme a necessidade, mas que respeitem os protocolos para minimizar os riscos de proliferação do vírus. Cada empresa deverá adotar a sua política, seja ela redução de carga horária, dispensa do trabalho por sete dias, antecipação de férias, sistema de rodízio, o que for mais adequado à sua realidade e em comum acordo com os colaboradores.

   É importante ressaltar que a determinação é evitar aglomeração, principalmente em locais fechados e adotar medidas de higienização constantes.

 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com o telefone (47) 99930-3212.

 

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar