---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Obras
Inicia a recuperação asfáltica da Rua Adriano Kormann, no Bairro Bela Vista

Publicado em 19/02/2020 às 17:27 - Atualizado em 19/02/2020 às 17:27


Créditos: Comunicação/PMG Baixar Imagem

O Bairro Bela Vista terá outra importante via revitalizada. Após a restauração do segundo trecho da Rua Anfilóquio Nunes Pires, chega a vez de a Rua Adriano Kormann receber melhorias. A obra deve iniciar já nesta sexta-feira, dia 21. Esta é uma das principais vias do Bairro Bela Vista, que dá acesso a importantes locais como o Instituto IFSC, Unidade de Saúde e comércios, além de servir de passagem ao transporte público intermunicipal.

 

O fluxo de tráfego da via vem se intensificando, em paralelo com o desenvolvimento do local. Isto resultou em diversas rachaduras e buracos ao longo da via, além de desníveis e calçadas comprometidas. A obra compreenderá toda a extensão da via, cerca de 840 metros. Será realizada a fresagem do atual pavimento para posteriormente o recapeamento asfáltico.

 

Além disto, duas novas bocas de lobos estão sendo abertas para impedir pontos de alagamentos e ampliar a capacidade da drenagem pluvial. Depois de concluídas estas etapas a via receberá uma nova sinalização através da Superintendência do DITRAN. A empresa licitada para a realização é a gasparense Pacopedra e o prazo de conclusão está previsto para 60 dias.

 

Material fresado é reciclado

As obras de recuperação asfáltica como esta, são realizadas com a técnica de fresagem. A fresagem de pavimentos é realizada com veículos próprios para isto, acoplados de um sistema que “raspa” a camada asfáltica antiga. Este asfalto retirado é então esmigalhado e levado ao pátio da Secretaria de Obras. Assim, a via fresada pode ser novamente recapada com um novo pavimento asfáltico.

Assim como os blocos de pedra (paralelepípedos), que quando retirados de uma via são reutilizados para a pavimentação de outras, o material fresado também é reciclado, mas com finalidades diferentes. Ele acaba sendo bastante utilizado em vias pavimentadas, cobrindo buracos e manutenções em transversais de vias não pavimentadas com baixo fluxo de veículos. Mas, também pode voltar a ser asfalto após passar por alguns processos, possibilitando novamente a utilização em pavimentações.

 

Rua Adriano Kormann é a primeira a comportar bueiro ecológico

Um projeto desenvolvido no Instituto IFSC com a participação dos alunos trouxe a via e ao município a instalação de um bueiro ecológico. O projeto faz parte do Programa Onda Limpa. Um dos principais objetivos do projeto é desenvolver durante o semestre, o projeto e execução do Bueiro Ecológico. É uma iniciativa financiada pelo edital “Protagonista Discente”, desenvolvido por alunos do curso técnico integrado em Química e orientado por professores do campus.

 

A Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Obras em parceria com o Campus auxiliou os alunos nas instalações. O objetivo do bueiro é reter todo o material não bio degradável que iria para os canais de tubulações, impedindo o seu entupimento. Assim os alunos podem aprender mais sobre cidadania e responsabilidade social além de trazer benefício para a própria comunidade.

 

Para mais informações: Secretário Municipal De Obras E Serviços Urbanos. Jean Alexandre Dos Santos. (47) 3332 3502.