---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Medicamentos fitoterápicos estarão disponíveis nas unidades de saúde de Gaspar

Publicado em 13/02/2020 às 17:05 - Atualizado em 14/02/2020 às 09:18


Créditos: Maria Julia Spengler/PMG Baixar Imagem

A Secretaria de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica, informa que a partir de março as unidades de saúde terão os medicamentos fitoterápicos Passiflora, Espinheira Santa e xarope de Guaco disponíveis para dispensa aos pacientes que tiverem a prescrição médica. A distribuição dos medicamentos entre as unidades de saúde iniciou na primeira semana de fevereiro e segue até o dia 20.


A disponibilização dos fitoterápicos nas unidades de saúde de Gaspar faz parte do projeto Farmácia Viva, que tem como objetivo implementar a fitoterapia como prática no Sistema Único de Saúde (SUS) para melhor atender à comunidade gasparense.

Os medicamentos são plantados e cultivados em canteiros na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins. Por meio de convênio com instituição de ensino e pesquisa são feitas análises, controle de qualidade e manipulação dos medicamentos fitoterápicos.
No Brasil, somente 11 municípios tiveram o projeto aprovado. Destes, dois são de Santa Catarina.

Projeto Farmácia Viva em Gaspar


A farmacêutica Jeanne Alessandra Santana, responsável pelo projeto, explica que as plantas para a manipulação dos medicamentos foram escolhidas considerando as principais necessidades de saúde para a população. “Acreditamos que fazendo o uso das propriedades medicinais das plantas selecionadas para o projeto, poderemos diminuir o consumo de remédios sintéticos, a dependência que ele causa em alguns usuários e os efeitos colaterais maléficos que apresentam”, conclui.
As plantas disponíveis como fitoterápicos no município são Maytenus ilicifolia (Espinheira Santa), Passiflora incarnata (Maracujá) e Mikania glomerata (Guaco).
Em dezembro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde obteve a aprovação do projeto para a estruturação da “Farmácia Viva”. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde com repasse de R$458.593,52 para a realização juntamente com a Secretaria de Agricultura de Gaspar.

O que são medicamentos fitoterápicos?


Plantas medicinais são aquelas usadas tradicionalmente e que possuem capacidade de aliviar sintomas ou até curar algumas patologias.
Geralmente a população faz uso desse tipo de planta através de chás, infusões, macerados, sucos, entre outras formas. É um medicamento obtido exclusivamente de matérias-primas vegetais. Ele pode ser simples, quando é proveniente de uma planta, ou composto, proveniente de mais uma planta. Assim como os medicamentos sintéticos, cujas substâncias são produzidas em laboratório, os fitoterápicos também passam por processos farmacêuticos industriais de produção e seguem rigorosos controles de qualidade.

Atenção


Os medicamentos fitoterápicos possuem seus benefícios comprovados e como qualquer medicamento podem ocasionar problemas que provocam até mesmo a morte se não forem usados corretamente e em doses certas. É comum que as pessoas pensem que, por ser um produto natural, ele não causa problemas à saúde. Por isso só devem ser usados por recomendação médica.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700