---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Obras
Concluída a revitalização da Casa Mortuária e Cemitério Municipal

Publicado em 29/01/2020 às 14:19 - Atualizado em 29/01/2020 às 15:01

Capela Mortuária reformada
Créditos: Alan Carlos Gonçalves / PMG Baixar Imagem

 

 

 

   A Casa Mortuária Bom Pastor, localizada na Rua Barão do Rio Branco no Bairro Santa Terezinha, que abrange um dos principais cemitérios do município teve reforma concluída. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, responsável pela administração do local, iniciou a realização de reformas para recuperar e melhorar o ambiente. A casa mortuária recebeu manutenção elétrica, pintura, revitalização, novos equipamentos e mais.

   Os trabalhos se iniciaram em agosto de 2019 e foram sendo realizados de forma gradual. Isto porque no local se presta os serviços de velórios e enterros diariamente, e as cerimônias precisam ser respeitadas. Por isto, as manutenções foram realizadas em horários estratégicos, como no período noturno. A revitalização da Casa Mortuária é uma melhoria que já era planejada há algum tempo, foram cerca de cinco meses de trabalho. Com pelo menos um velório ao dia, os serviços eram cessados em momentos de sepultamento.

   Após um levantamento realizado pela equipe da Secretaria de Obras, a primeira melhoria foi realizada na parte elétrica da mortuária. Lâmpadas antigas deram lugar a modelos em LED, fiações danificadas substituídas e tomadas reformadas. No total foram 16 luminárias novas na parte interna além de dois refletores e outras seis luminárias na parte externa, gerando uma maior luminosidade e segurança ao local. Outra reforma realizada é referente ao estacionamento, que teve o calçamento restaurado e ganhou sinalização.

   Ainda na parte interna, substitui-se o antigo piso por um novo, a pintura foi restaurada e equipamentos e móveis foram adquiridos novos ou reformados. Na parte externa, também foi realizada nova pintura, assim como nas muretas das imediações do cemitério. Além destas melhorias, a Secretaria de Obras realizou uma palestra com os colaboradores do local onde foram abordadas questões como preservação e conscientização ambiental, reciclagem de resíduos, e cuidados específicos com manutenção do cemitério. Na ocasião os colaboradores conheceram novos hábitos para economia de recursos. Essa, inclusive, é uma das pautas que estão dentro do Programa de Excelência em Gestão (MEG), e que é uma ação estratégica da Prefeitura de Gaspar para o desenvolvimento do município.

 

Curiosidades

   Velórios fazem parte das cerimônias de despedida de nossos entes queridos, onde o corpo fica exposto publicamente para que receba as últimas homenagens antes do enterro. Na idade média, quando se propagou a tradição, servia também para certificar-se de que a pessoa realmente faleceu, por isso velava-se por cerca de 24 horas. Há alguns anos, muitos dos velórios eram realizados nas próprias casas dos parentes, hábito que mudou nos dias de hoje, mesmo que ainda exista quem opte pela tradição.

   O Primeiro Cemitério Municipal de Gaspar foi instituído durante a gestão primeiro Prefeito eleito Prefeito João dos Santos, entre os anos de 1947 a 1951. Na mesma época, também houve a construção da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e o cemitério inicialmente localizava-se nas imediações do morro onde está a igreja. Com o passar do tempo, o aumento da demanda e o pouco espaço, o cemitério foi movido para o atual local no Bairro Santa Terezinha.

 

Para mais informações: Secretário Municipal De Obras E Serviços Urbanos. Jean Alexandre Dos Santos. (47) 3332 3502.

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar