---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Prefeitura apresenta Programa Amanhecer

Publicado em 09/10/2018 às 17:32 - Atualizado em 10/10/2018 às 10:33


Créditos: Cinara Muller/PMG Baixar Imagem

  A Prefeitura de Gaspar através da Secretaria de Saúde, apresentou na manhã desta terça-feira, dia 9, o Programa Amanhecer. O objetivo é desenvolver medidas de prevenção e promoção à saúde, com foco na atenção para a gestante durante o pré-natal, assim como ao recém-nascido. O contato das gestantes, do recém-nascido e da puérpera deve ser integral e precoce.

 Dando suporte à família e ao recém-nascido será possível diminuir o tempo entre o nascimento e o primeiro contato da mãe e criança com serviço de saúde, facilitando a  identificação  precocemente dos possíveis desvios de crescimento e desenvolvimento das crianças, assim como outras doenças. Após o nascimento de toda criança residente no município de Gaspar, o Hospital de Gaspar agendará uma visita do Agente Comunitário de Saúde na primeira semana de vida, assim como sua primeira consulta agendada para o Médico Pediatra nos primeiros 15 dias de vida e na sequência, o devido acompanhamento na Atenção Básica, ou dependendo da situação de saúde da criança, permanece em acompanhamento pelo especialista.

 

   Com o programa, a Secretaria de Saúde realizará capacitações continuamente com os profissionais da rede de saúde do município, assim como os profissionais do Hospital de Gaspar, qualificando o vínculo entre mãe, criança, família e equipe de saúde.

 

   O Ambulatório de Obstetrícia do Hospital de Gaspar acompanhará a partir da 38ª semana de gestação todas as gestantes, inclusive as de alto risco. Com isso, dará conhecimento ao Hospital do prontuário da gestante antes do parto e a família também terá o conhecimento da equipe médica.

 

   As primeiras ações para o Programa serão a criação de um Comitê de Investigação de Mortalidade Infantil, um Centro Especializado da Mulher e da Criança. Também está garantida a primeira ultrassonografia até a 12ª semana de gestação. Sendo assim, hoje o Prefeito Kleber Wan-Dall e o Secretário de Saúde Roberto Pereira assinaram um ofício circular, garantindo que as Unidades de Saúde da Família e a Unidade de Referência em Saúde da Mulher, farão o agendamento das Ultrassonografias Obstétricas no momento da consulta de pré-natal. Isso facilitará o acesso ao procedimento e dará agilidade as gestantes, conseguindo assim realizar esses exames no período correto, o que antes era dificultado devido a burocracia.


     Para o Secretário de Saúde, esse é um passo muito importante para a saúde da mulher e da criança, pois proporciona atendimento precoce e integral as gestantes no nosso município.

 

Mais informações: Secretário de Saúde, Carlos Roberto Pereira, 3707.3718.