Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Gaspar É Mais Saúde
Gaspar adere à campanha nacional Novembro Azul

Publicado em 10/11/2021 às 15:35 - Atualizado em 10/11/2021 às 15:35


Créditos: Arquivo / PMG Baixar Imagem

    Para estimular os homens a cuidarem da própria saúde, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, integra á campanha Novembro Azul, mobilização mundial em prol da saúde e prevenção masculina. Durante o mês serão realizadas diversas ações voltadas a esse público.

     Haverá orientações a todos os homens que chegarem para atendimento na policlínica, com entrega de folders e informações sobre o câncer de próstata. Além disso, será reforçado o atendimento nas unidades de saúde, com orientações sobre a saúde do homem, testagem rápida de HIV, hepatites e Sífilis, processos para vasectomia, vacinas e outros atendimentos exclusivo para esse público.

     Aos servidores da secretaria de Obras e Serviços Urbanos, com idade acima de 50 anos, será ofertadpo o exame antígeno prostático específico (PSA) e, após o resultado, os servidores terão avaliações com urologistas do município.

     A secretária de Saúde, Silvania Janoelo dos Santos, destaca o mês. “O trabalho é feito todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, destacou.

Saúde do Homem

     A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são essenciais para reduzir problemas de saúde. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, visitas regulares às unidades de saúde para acompanhamento e realização de exames devem fazer parte da rotina dos homens.

     Medir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Outros testes importantes são voltados à detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatite B e o vírus da hepatite C.

     Homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).