Educação inicia atendimento do Projeto Integrar

Publicado em 14/10/2021 às 15:21 - Atualizado em 14/10/2021 às 15:25

Sala de convivência do Projeto Integrar em fase de finalização
Créditos: Elisiane Roden Baixar Imagem

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação inicia mais um projeto que promove ainda mais qualidade de ensino no município. Nesta segunda-feira, dia 18, iniciam os atendimentos do Integrar - Serviço Multiprofissional de para Transtorno do Espectro Autista. Nesta data será inaugurado o espaço no qual funcionará o serviço, que também será a nova sede do Sefoppe (Serviço de Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Psicologia Escolar). O evento será realizado na segunda-feira, dia 18, a partir das 9h, na Rua Duque de Caxias, nº 111.

Promover uma assistência ainda mais ampla para as crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista (TEA) é um dos objetivos do Integrar. O serviço integrado vai permitir o acompanhamento e monitoramento de aproximadamente 115 crianças matriculadas na rede municipal de ensino, além da sala de aula.

O projeto irá proporcionar, além do ensino de sala de aula, inclusão social, atendimento individual de cada caso, atividades externas, interação, comunicação além de contribuir com a promoção da saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. Além do apoio aos alunos, o projeto vai proporcionar o apoio integral às famílias. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psicopedagogos e terapeuta ocupacional.

O secretário de Educação, Emerson Antunes, destaca que toda a estrutura foi pensada para propor mais acolhimento para essas crianças. “Com essa rede de apoio de múltiplos profissionais, os nossos alunos serão beneficiados com a atenção devida a suas particularidades, atrelando situações de aprendizagens significativas e personalizadas para desenvolver suas potencialidades, em um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor”, explica.

“Esse projeto irá trazer melhorias para todos nossos alunos com TEA. Vamos aumentar a rede inclusiva, mostrando através do atendimento especializado, que é possível que esses alunos tenham uma melhora na qualidade de vida e a uma educação de qualidade”, conta Wan-Dall.

A nova estrutura possui uma área total de 300m² e possui nove consultórios de psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogos e terapia ocupacional. Além disso, possui duas salas de recreação uma para as crianças participantes do Projeto Integrar e outra para atendimentos do Sefoppe, banheiros, salas de reunião, sala de espera e salas administrativas.

Sefoppe:

O Sefoppe é um serviço especializado vinculado à Secretaria da Educação, que visa buscar novas possibilidades de intervenção com alunos que apresentam dificuldades que interferem no seu processo de aprendizagem, em conjunto com a família e com a rede educacional do município.

Atua, também, em parceria com outras secretarias e entidades da cidade. Atende ainda a demanda encaminhada pelas escolas municipais e estaduais, pelos CDIs e creches domiciliares, e também do Conselho Tutelar, abrigos e unidades do SUS.

Projeto Integrar e nova estrutura do Sefoppe e