Programa Avança Gaspar fortalece a economia local

Publicado em 13/10/2021 às 16:40 - Atualizado em 13/10/2021 às 16:43

Créditos: Guilherme Spengler Baixar Imagem

Muitas ações do município são pautadas pelo seu desenvolvimento, seja nos setores produtivos ou de áreas industriais, comércio, serviço, entre outras. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo desenvolve projetos, através do Programa Avança Gaspar, com o objetivo de formular e executar de forma sustentável a política de fortalecimento da economia em Gaspar.

Em mais um ano desafiador, por conta da Covid-19, o Avança Gaspar contribuiu diretamente para o progresso das cadeias produtivas. Atualmente, Gaspar está entre as 20 cidades de Santa Catarina que mais abriu empresas em 2021, são 1.524 novos negócios, em média, 170 empreendimentos são iniciados em Gaspar mensalmente. Além disso, é a 1º cidade do estado, com até 100 mil habitantes, em geração de empregos. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são 2.487 novos postos de trabalho formal.

Outra importante conquista para o município foi a aprovação do Projeto de Lei que torna Gaspar a Capital da Nacional da Moda Infantil. Em setembro, o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) e agora aguarda apenas a aprovação das comissões do Senado Federal e, em seguida para a sanção presidencial.

Gaspar já é oficialmente a Capital Catarinense da Moda Infantil, o título nacional garantirá o reconhecimento oficial à cidade, que poderá receber diversos eventos do setor e organizar feiras têxteis voltadas ao segmento, por exemplo.

A indústria têxtil no município emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do seu PIB. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil, o que reforça a justificativa para que Gaspar receba oficialmente este título.

O secretário da pasta, Pablo Fachini, destaca os trabalhos realizados. “O objetivo da secretaria é promover um ambiente de crescimento econômico e sustentável para Gaspar. O Programa Avança Gaspar, além de auxiliar no desenvolvimento de outras esferas municipais, promove um ambiente para quem quer empreender ou desenvolver seu negócio” conta.

Avanço no atendimento ao Empreendedor

Gaspar possui cerca de 5 mil Microempreendedor Individuais (MEIs) que possuem um espaço, localizado na Prefeitura de Gaspar para esclarecimentos de dúvidas e realização de alguns procedimentos, o Espaço do Empreendedor.

A Prefeitura de Gaspar, conta com ações para o fortalecimento do desenvolvimento econômico local, como o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que avalia e planeja ações e políticas de desenvolvimento.

Além disso, no Espaço do Empreendedor o contribuinte pode realizar serviços como retirar o Alvará de Localização para Pessoas Jurídicas, Profissionais Liberais Autônomos e Microempreendedor Individual – MEI. A modernização dos serviços do Espaço do Empreendedor e da Legislação com a lei da liberdade econômica conseguiu reduzir o tempo médio para abrir uma empresa em Gaspar. Atualmente, conforme a atividade da empresa o alvará poderá ser emitido em até 24h. A média de abertura geral é de quatro dias, de acordo com o Mapa Geral de Empresas.

“Percebemos que o empreendedor confia nas ações da administração municipal, que desburocratiza e motiva na formalização de novas empresas. Estamos vivendo um momento histórico, que gera mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento a todos os gasparenses”, avalia Wan-Dall.

Avanços na valorização do Comércio e Gastronomia Local

Fortalecer a economia local, com mais trabalho e renda para a população gasparense é um dos pilares do Programa Avança Gaspar. Desde a sua criação, a cidade teve grandes avanços. Em três anos, festivais que incentivam o consumo da gastronomia local como Cerveja, Cuca e Pizza, promovem a visibilidade dos produtos produzidos pela nossa Gaspar.

Outra campanha criada com esse objetivo é o #CompreDeGaspar. O programa conta com ações de curto, médio e longo prazo que envolve diferentes secretarias municipais e setores da comunidade. Essa campanha foi elaborada pensando em toda a Gaspar. A intenção da Prefeitura e dos parceiros é dar visibilidade tanto para a grande indústria, quanto para o pequeno produtor e mostrar para os gasparenses que consumir um produto da cidade é valorizar as pessoas da cidade.

Fortalecimento do Turismo

Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Diretoria de Turismo, a Administração tem fomentado os empreendimentos turísticos e apoiado diversas áreas. Através das câmaras técnicas do DEL, ações de divulgação turística, de desburocratização e até melhorias em serviços públicos como pavimentações e iluminação pública têm alavancado o turismo na cidade.

Através dessas ações, Gaspar celebra o Natal em grande estilo e promove a ExpoGaspar de forma cada vez mais ampla e forte, por exemplo.