Gaspar é referência no atendimento odontológico para gestantes

Publicado em 13/10/2021 às 15:39 - Atualizado em 13/10/2021 às 15:39

Créditos: Divulgação Baixar Imagem

O atendimento odontológico e humanizado ofertado às gestantes de Gaspar foi apontado, pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) como um diferencial e referencial da rede pública nacional. Entre os dias 18 e 22 de outubro, a dentista da Estratégia de Saúde do Bairro Gasparinho, Ana Keila Soares, estará na Ilha de Marajó, no Pará, com o objetivo de ministrar oficinas e realizar qualificações, a convite do órgão.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realiza o “pré-natal Odontológico”. Os dados apontados pela secretaria mostram mais de 511 atendimentos realizados até o dia 30 de setembro. O número é 127% maior, quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. Desde agosto, todas as equipes odontológicas intensificaram os trabalhos, principalmente na busca ativa das pacientes, para que tenham acesso ao serviço, que é totalmente gratuito.

Todas as gestantes gasparenses recebem atendimento odontológico. As equipes das Estratégias de Saúde (ESFs) realizam busca ativa que é basicamente procurar as gestantes que realizam o pré-natal nas unidades de saúde e assim, por meio de telefone, ou a ida de agentes de saúde no próprio endereço e marcar o atendimento. Além das consultas marcadas, as grávidas podem realizar atendimento sem agendamento prévio, um telefone para esclarecimentos de dúvidas também é disponibilizado. Para que todas tenham acesso a esse serviço, a Secretaria de Saúde reforça importância de manter todos os dados de contato atualizados.

Conforme explica a dentista e coordenadora geral de Odontologia, Luciana Gobbi, o número expressivo chamou a atenção do Ministério da Saúde. “O MS avalia todos os indicadores de saúde do município. E, através dessa busca ativa, conseguimos ampliar nosso atendimento em 127% para gestantes. Fomos procurados pela coordenação do Ministério da Saúde para compartilhar o nosso trabalho, através de capacitações e palestras, para demais municípios do Brasil, para que esses municípios consigam ter uma qualidade de atendimento como a nossa”, explica.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, essa é mais uma conquista para toda a comunidade. “Gaspar ser selecionada pela Organização Mundial da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde, para ser pilar desse projeto que será referência em todo Brasil, nos dá uma grande alegria, porque é um reconhecimento da qualidade da nossa rede de saúde básica e, também do trabalho diferenciado dos nossos servidores”, conta Wan-Dall.

Pré-Natal Odontológico:

O pré-natal odontológico é um serviço oferecido a mulheres grávidas e tem como objetivo evitar o aparecimento ou agravamento de problemas bucais que podem ocasionar em um parto prematuro ou nascimento de uma criança com baixo peso.

Ampliação dos serviços

Com o objetivo de facilitar o acesso da população gasparense a tratamentos odontológicos e promover a saúde bucal no município, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou o setor de Odontologia. Foram instalados mais três consultórios, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) do Bairro Centro, e Margem Esquerda II, que realizam em média 120 atendimentos semanais.

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com consultórios odontológicos são: ESF Bela Vista, ESF Centro, ESF Poço Grande, ESF Figueira, ESF Belchior, ESF Santa Terezinha I, ESF Barracão I, ESF Margem Esquerda I e II e ESF Gasparinho Quadro II.

Além dos consultórios nas unidades básicas, a Prefeitura possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica Municipal, com especialidades de odontologias de endodontia, periodontia, odontopediatria, necessidades especiais e buco-maxilo. É um serviço referenciado pela atenção básica (saúde bucal) quando há necessidade de atendimento na área especializada da odontologia.