Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Fazenda e Gestão Administrativa
Novo transporte coletivo registra aumento de usuários

Publicado em 06/09/2021 às 16:52 - Atualizado em 08/09/2021 às 07:54


Créditos: Amanda Weber Baixar Imagem

    A nova operação do transporte coletivo de Gaspar completa dois meses de serviço e comemora a marca de cerca de 100 mil passageiros transportados ao longo deste período. Uma média diária de 3.200 pessoas, representando um aumento de 113% de passageiros. A população gasparense utiliza de uma frota de 22 veículos que proporcionam mais comodidade e segurança para a população.

    O serviço iniciou suas atividades em 4 de julho, com a reativação do Terminal Urbano de Gaspar, 17 horários e a implantação da primeira Linha Troncal do município, que liga os bairros Barracão ao Bela Vista, além de atender seis bairros a mais. O novo serviço também possui horários exclusivos que atendem os estudantes das unidades de ensino de Gaspar.

    Com o propósito de assegurar maior conforto, agilidade e segurança para os usuários do transporte coletivo do município, todos os ônibus possuem acesso ao serviço de WiFi totalmente gratuito. Além disso, toda a frota de ônibus dispõe de câmeras de seguranças que realizam o monitoramento constante de todas as viagens realizadas. O sistema conta com aproximadamente 90 câmeras distribuídas nos veículos e terminal de ônibus.

    As imagens armazenadas devem ajudar a polícia em investigações nos casos de acidentes, assaltos e assédio, por exemplo. Além disso, a ferramenta possibilita a identificação do cumprimento de normas sanitárias e até mesmo a lotação do ônibus, podendo auxiliar em ações como ampliação ou redução de linhas e frota.

    O prefeito Kleber Wan-Dall comemora os novos resultados. “O transporte coletivo sempre foi um desafio em Gaspar. Mas, estamos conseguindo oferecer à população de Gaspar um serviço de qualidade. Um sistema com segurança, que atende diversos bairros e moderno. Estamos muito felizes que essa nova empresa atende e atenderá ainda mais os anseios da nossa comunidade”, destaca.

Créditos Remanescentes

    Os usuários do transporte coletivo que possuem créditos remanescentes dos cartões da empresa Caturani podem solicitar a transferência de saldo para a Expresso Presidente, sem nenhum custo adicional. A transferência de saldo foi uma das exigências previstas no contrato entre a Prefeitura de Gaspar e a Expresso Presidente. A modalidade segue até o final de setembro.
Os usuários que possuírem créditos e desejarem fazer a transferência de saldo, deverão procurar o atendimento da Expresso Presidente, ao lado do Terminal Urbano, em horário comercial. Deverão ser apresentados no ato: RG, CPF e o Cartão de Vale Transporte da Caturani.

Meia Entrada

    Para garantir o beneficio da meia entrada os estudantes de Gaspar devem realizar a solicitação do ‘Cartão Estudante’. Os cadastros são realizados na sede da Expresso Presidente, na Rua José Honorato Muller, 305, Bairro Coloninha. Só possível disponibilizar o beneficio da meia entrada com o cartão em mãos.

    Para os alunos que utilizam o vale transporte gratuito para estudantes, fornecidos pela Secretaria de Educação, também é necessário realizar o cadastro. Todos os alunos em vulnerabilidade social, beneficiários do Bolsa Família, possuem direito à gratuidade, assim como os que residem em comunidades afastadas de unidades escolares. De acordo com a legislação vigente, demais estudantes têm direito ao passe com meia passagem.

    Para a realização do cadastro é indispensável a presença do aluno, pois o mesmo será fotografado. Atestado de matricula ou frequência vigente, assinado com o carimbo da instituição. Documentos pessoais do aluno (foto ou RG) e comprovante de endereço recente no nome dos pais ou alunos. Todos os documentos devem ser originais.