Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Planejamento
Gaspar possui mais de 50 mil metros em ciclovias e ciclofaixas

Publicado em 19/08/2021 às 08:15 - Atualizado em 19/08/2021 às 08:16


Créditos: Thiago Philips Baixar Imagem

Gaspar atingiu a marcar de 50km em ciclovias e ciclofaixas. Até o ano de 2017, o município contava com aproximadamente quatro quilômetros implantados. Hoje, com o aumento de 1.150% em melhorias neste sentido, são exatos 50.672 metros. Hoje, com a ampliação, daria para atravessar o município do Bairro Bela Vista até o Bateias, ida e volta, e ainda sobram mais de alguns quilômetros. Os espaços estão distribuídos em diversos bairros e localidades do município.

A ampliação da rede de ciclovia e ciclofaixas no município é um planejamento que começou com o Plano Diretor e depois passou a integrar o Programa Avança Gaspar em 2018. O Programa o total de 100km de implantação destas melhorias. Ciclovias e ciclofaixas são distintas, mas com o mesmo objetivo, traçar um espaço dedicado e mais seguro para ciclistas em uma via. A ciclofaixa geralmente é caracterizada apenas pela sinalização vertical a qual deve ser respeitada como as demais como rege as leis de trânsito. Já nas ciclovias, além da sinalização vertical é comum receber tachões refletivos, ou outra faixa no meio para organizar o direcionamento das bicicletas e faixas em cores diferentes que alertam melhor os condutores.

São mais de 39 vias municipais que contam com a faixa exclusiva e que devem fomentar ainda mais a prática de esporte e lazer na comunidade. “Todas as obras que estamos executando e planejando nos últimos anos procuramos incluir uma ciclovia ou ciclofaixa no projeto. É uma forma de garantirmos mais segurança às pessoas, incentivar o transporte sustentável e consciente e ainda estimular a prática de esporte e lazer", salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

No início de 2019 eram cerca de 16.300 mil metros de ciclovias e similares distribuídas em dezessete vias municipais. No final daquele mesmo ano eram mais de 25 km entregues, sendo que outros 12km estavam em execução. Em 2020 o número saltou para 46.732m e hoje julho 2021 completou a marca histórica de 50km.

A Prefeitura através da Secretaria de Planejamento Territorial, Secretaria de Obras e Ditran devem dar continuidade a implantação das melhorias conforme a demanda. A implantação de vias exclusivas para ciclistas depende tipo de tráfego e da largura da via, além de outros critérios. A implantação de ciclovias faz parte do Plano de Circulação Viária previsto no Avança Gaspar.

A ampliação das ciclovias e ciclofaixas são exclusivas para ciclistas. Estacionar nessas áreas é infração grave sujeito a multa. Já transitar indevidamente por elas é infração gravíssima, sujeito a multa e guincho.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar