Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Gaspar É Mais Saúde
Gaspar intensifica pré-natal odontológico em gestantes

Publicado em 13/08/2021 às 10:57 - Atualizado em 13/08/2021 às 15:30


Créditos: Divulgação Baixar Imagem

   O início da gravidez é um momento propicio para procurar um profissional de odontologia. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que gestantes do município podem fazer acompanhamento odontológico gratuito, intitulado “Pré-Natal Odontológico”, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas neste ano, 375 gestantes já foram atendidas com o serviço. O serviço que já é oferecido a todas as gestantes, foi intensificado.

   Conforme explica a dentista e coordenadora geral de Odontologia, Luciana Gobbi, o acompanhamento é necessário. “A boca é a porta de entrada para muitas doenças e, por isso, necessita ser tratada junto com a saúde geral da mulher. Logo, as gestantes devem procurar dentistas para fazer um pré-natal odontológico. Por meio dele, o profissional irá orientar e desmistificar crenças e preocupações sobre a gravidez e o tratamento dentário, visando, sempre, a saúde da mãe e bebê”, explica a dentista.

   O pré-natal odontológico é um serviço oferecido a mulheres grávidas e tem como objetivo evitar o aparecimento ou agravamento de problemas bucais que podem ocasionar em um parto prematuro ou nascimento de uma criança com baixo peso.

   Para realizar o pré-natal odontológico, é necessário que a gestante procure a unidade básica do bairro, que fará o encaminhamento para o consultório odontológico mais próximo. As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com consultórios odontológicos são: ESF Bela Vista, ESF Centro, ESF Poço Grande, ESF Figueira, ESF Belchior, ESF Santa Terezinha I, ESF Barracão I, ESF Margem Esquerda I e II e ESF Gasparinho Quadro II.

   Além dos consultórios nas unidades básicas, a Prefeitura possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica Municipal, com especialidades de odontologias de endodontia, periodontia, odontopediatria, necessidades especiais e buco-maxilo. É um serviço referenciado pela atenção básica (saúde bucal) quando há necessidade de atendimento na área especializada da odontologia.

Mais informações: Secretaria de Saúde (47) 3091-2100