Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Gaspar disponibiliza teste rápido para a população

Publicado em 15/09/2020 às 18:16 - Atualizado em 15/09/2020 às 18:26

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, fará testagem para coronavírus de forma aleatória da população neste sábado, dia 19 de setembro. Serão disponibilizados 200 testes, que serão feitos conforme ordem de chegada dos pacientes, a partir das 8h. A ação será realizada no Centro de Triagem de Covid-19 no Ginásio João dos Santos. A intenção é ampliar ainda mais o índice de testagem na cidade.

   Para fazer o teste é necessário comparecer ao Ginásio João dos Santos a partir das 8h com comprovante de residência e documento oficial com foto. Qualquer pessoa pode fazer o teste. Não será necessário apresentar sintomas. Na próxima semana a Secretaria de Saúde também disponibilizará agendamento para que pessoas com doenças crônicas possam realizar os testes nas suas unidades de saúde referenciadas. Um telefone para esse agendamento será divulgado nos próximos dias.

   Tanto o Centro de Triagem, quanto as unidades de saúde já vêm realizando os testes conforme os critérios determinados pelo Ministério da Saúde. Nas últimas semana também foram testados todos os profissionais de saúde e de segurança pública da cidade, que estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. Servidores públicos, especialmente os que trabalham com atendimento direto à população também estão passando pelo procedimento. A Secretaria de Saúde também estuda outras ações para ampliar mais a testagem da população em geral.

   O teste rápido é feito a partir de gotículas de sangue em contato com um reagente. Ele detecta a presença de anticorpos através da indicação de IgM e IgG. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele. O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19. Esse teste tem eficácia maior se é feito após o 10º do dia do sintoma pois identifica a presença de anticorpos.