---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Desenvolvimento Econômico
DEL promove ações de informação e orientação durante pandemia

Publicado em 11/05/2020 às 17:38 - Atualizado em 11/05/2020 às 17:38

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo e Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL de Gaspar, durante está pandemia de Covid-19 está realizando diversas ações que buscam maneiras de planejar a retomada econômica de forma organizada e com o menor risco para a saúde dos cidadãos gasparenses. O DEL, com o apoio de 23 entidades participantes do Conselho, com a ajuda de 100 voluntários se tornou um canal de informações e orientações corretas e construtivas.

FicaBemGaspar

A campanha foi criada baseada na solidariedade do povo gasparenses e no espírito coletivo do povo. O #FicaBemGaspar é uma campanha com objetivo de conectar pessoas e instituições que estejam ajudando de alguma forma a população do município. O projeto tem como identidade visual uma logomarca e slogan que podem ser utilizados por qualquer pessoa. O uso da hashtag em publicações nas redes sociais também é recomendado para identificar as ações.

Comitê de Saúde
No início da pandemia, a primeira ação criada foi à organização de um Comitê de Saúde. Através desse comitê foram tomadas decisões importantes como a destinação de recursos para a implantação de 10 leitos de UTI para atender as demandas de problemas respiratórios graves, se tornando um marco para o sistema de saúde gasparense. Foi criada também a vakinha online juntamente com a realização de uma Live, a ação arrecadou mais de R$ 530.000,00 para investimentos no Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A compra de testes rápidos e equipamentos para a UTI também foram organizados pelo comitê.

Confecção Solidária
A campanha foi criada pela Câmara Técnica Têxtil e pelo núcleo têxtil da Associação Empresarial de Gaspar para a produção de máscaras para a população. A estimativa era alcançar mais da metade da população com o fornecimento para os funcionários e familiares das quase 900 confecções existentes no município.

Assistência a alunos
Percebendo a necessidade de alguns alunos da rede municipal e estadual de ensino, o DEL está apoiando campanha de arrecadação de alimentos e fornecimento de smartphones, através de doações, para alunos poderem acompanhar e dar continuidade as aulas de forma online, não prejudicando o ano letivo.

CompredeGaspar e selo Produto de Gaspar

Na questão de retomada econômica, a campanha #CompredeGaspar tomou forças. Uma das ações em parceria com a Bunge, maior empresa do sul do país, incentiva e divulga a continuidade dos negócios através da utilização de meios digitais, chamada “Comprando da vizinhança, eu fico em casa”, voltado para os micro e pequenos empreendedores. Uma evolução da campanha foi a criação do guiamunicipio.com.br, uma plataforma que centralizou a disponibilização destes produtos e serviços em um ambiente digital. Já o selo Produto de Gaspar foi criado com a intenção de aplica-lo nas embalagens e também de incentivar o consumidor a comprar produto de Gaspar.

Ações em prol da população
No último final de semana, em alusão ao Dia das Mães foi realizada uma live em homenagem ao dia e ao incentivo de consumo local, além de estimular a compra através dos meios digitais. Na última semana também foi lançada a parceria que busca aproximar os produtores rurais aos consumidores com o intuito de capacitar e incluir novas formas de vendas e canais de comunicação entre consumidor e produtor.

Outra ação ocorreu através das entidades produtivas que compõem o Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL com o desenvolvimento de uma pesquisa de avaliação de impactos. O objetivo é auxiliar o poder público e a sociedade organizadora na adoção de medidas para o aquecimento da economia e a retomada de atividades econômicas. Estão sendo monitoradas as atividades desenvolvidas como a finalização do Mapa Estratégico e outras ações voltadas à área têxtil e para os setores de segurança.

Dia da Costureira
Comemorado no dia 25 de maio, a data tem um importante significado para o município. A atividade de costura é a base fundamental para o setor têxtil e essas profissionais contribuem diariamente no desenvolvimento e crescimento do município. A ação foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Renda, em parceria com o Núcleo Têxtil da Associação Empresarial de Gaspar – ACIG e do IFSC.

Ações futuras
O Fundo Garantidor é um projeto que está em análise junto aos órgãos competentes para dar apoio às empresas nas necessidades eminentes de crédito para continuidade dos negócios ou outras formas através das instituições financeiras. O intuito do projeto é diminuir o impacto econômico da pandemia nos empreendedores.