Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus
Gaspar soma 18 casos do novo coronavírus confirmados

Publicado em 26/04/2020 às 17:17 - Atualizado em 26/04/2020 às 17:17

COVID-19 Baixar Imagem

 

 

 

   Gaspar segue contabilizando os números do novo coronavírus e já soma18 casos confirmados. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o pedido à comunidade para seguirem as medidas e as recomendações para evitar a propagação do vírus. O distanciamento social ainda é o melhor método de prevenção e, por isso, a orientação é de que as pessoas só saiam de casa quando for realmente necessário e, se saírem, que utilizem máscara, adorem a etiqueta da tosse, mantenham distância entre as pessoas, respeitem as determinações dos estabelecimentos e higienizem com frequências as mãos.

   Do 18 casos confirmados em Gaspar, 11 foram confirmados por testes laboratoriais do tipo SWAB/PCR). Os outros seis casos foram através de teste rápido, sendo quatro realizados em Gaspar e dois em Hospitais de Blumenau. Além disso, uma moradora teve o caso confirmado através de critério Clínico-Epidemiológico.  Esta confirmação segue o protocolo da Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC – COE, de 9 de abril. O documento orienta que deve ser considerado como caso confirmado aqueles com suspeita de Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave e que tiveram contato próximo ou domiciliar, nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19. Outros 83 exames laboratoriais foram descartados e 86 testes rápidos tiveram resultado negativo.

   A Vigilância em Saúde de Gaspar tem notificado todos os casos para o Departamento de Vigilância Epidemiológica do Estado. Porém, até o boletim destre sábado, dia 25, o Governo do Estado contabilizava apenas oito casos confirmados para a cidade. Ele ainda reforça que são contabilizados apenas realizados e notificados oficialmente, conforme a Nota Técnica 002/2020.

   A faixa etária das pessoas infectadas no município varia de 22 a 78 anos. Gaspar registrou o primeiro óbito por Covid-19 no dia 4 de Abril, sendo que o resultado do exame do morador de 57 anos só foi liberado no dia seguinte. Dos outros 17 casos confirmados, 11 já são considerados recuperados, um está internado na UTI de um Hospital de Blumenau e os demais seguem em isolamento domiciliar. Os moradores de Gaspar que tiveram casos confirmados são de nove bairros diferentes: Gaspar Grande (3), Sete de Setembro (3), Coloninha (3), Barracão (3), Bateias (2), Gasparinho (1), Santa Terezinha (1), Margem Esquerda (1) e Centro (1).

   Apesar da flexibilização do isolamento já permitir diversas atividade, ainda é imprescindível evitar aglomerações como festas, reuniões, passeios em grupos, visita a familiares e amigos e prática de esportes coletivos. A Prefeitura de Gaspar segue alertando os moradores de que é necessário que todos adotem as medidas de higienização e distanciamento e só saiam de casa quando for estritamente necessário. “Ainda não estamos livres do vírus. Nossos números de casos estão aumentando e o distanciamento social ainda é a melhor medida. Pedimos que a nossa população tenha consciência e continue restringindo suas atividades fora de casa para o que for necessário. E, para quem precisa sair, que tome todas as medidas necessárias como o uso de máscaras, a higienização das mãos, a etiqueta da tosse entre outras ações. Somente se cada um fizer a sua parte, vamos vencer esse desafio”, saliente o prefeito Kleber Wan-Dall.

 

Atendimento em Saúde

   O Centro de Referência e Triagem para atendimento de pessoas com sintomas respiratórios continua ativo e atendeu, nesta semana, do dia 18 a 24 de abril, 66 pessoas ao todo. A Unidade de Saúde do Centro está aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. No Hospital de Gaspar, no mesmo período, 41 pessoas foram atendidas com sintomas respiratórios.

   Com a previsão de que a grande quantidade de contaminação ainda está por vir no Estado, a Prefeitura de Gaspar se prepara no sentido do equipar ainda mais o Hospital. A casa de saúde está passando por reforma no espaço físico para implantação de 10 leitos de UTI e 31 leitos de isolamento. Foram locados equipamentos, que incluem dez respiradores mecânicos. Para manter os dez leitos em funcionamento, são necessários ainda mais profissionais de saúde, equipamentos de segurança individual e gases medicinais, entre outros insumos.

   Também já foram encaminhadas a aquisição de mais equipamentos, materiais, medicamentos, insumos e testes. Bem como o chamamento de contratação emergencial de mais médicos. O Ginásio João dos Santos também está sendo preparado, caso seja necessário abrir mais uma unidade de triagem.

   A Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia, adotou todos os cuidados necessários para o atendimento de saúde dos munícipes. Todos os profissionais de saúde e servidores que atuam nas unidades de saúde do município utilizam todos os EPI’s, adotam todas as medidas de higienização pessoal e do ambiente. Já foram testados 78 profissionais de saúde e todos deram resultado negativo. Nesta semana, duas profissionais de saúde, uma médica e uma técnica de enfermagem, testaram positivo para o COVID-19. Ambas foram afastadas imediatamente, todas as equipes que tiveram contato, bem como pacientes, estão sendo monitorados e foram informados e orientados. “A população não precisa ficar com medo de procurar as unidades, estamos tomando todas medidas necessárias para garantir a segurança e a saúde de todos”, reforça o secretário interino de saúde, Carlos Roberto Pereira.

 

Atendimento Social

   No dia 31 de março foi lançada uma campanha de arrecadação e doação de alimentos e produtos de higiene e limpeza. Liderada pela Paróquia São Pedro Alcântara, através da Conferência Vicentina, com o apoio da Prefeitura, já foram cadastradas 1562 famílias e já foram entregues 791 kits. Outras ações e iniciativas locais estão arrecadando donativos e destinando à Conferência Vicentina para a distribuição. Como a realização da Live do Bem Gaspar, organizada pelo Boteco do Joca, TV Gaspar, artistas locais, empresários e lideranças da cidade, que arrecadou 35 toneladas de produtos e mais de R$7 mil para serem revertidos em kits para famílias carentes. Voluntários da Defesa Civil auxiliam na distribuição.

   Além disso, o benefício eventual, que é um auxílio oferecido pela Secretaria de Assistência Social, teve um aumento de 140% na demanda.

 

Serviços Públicos

   Com a volta do atendimento presencial na Prefeitura de Gaspar no dia 13, outros serviços tem sido procurados em alta demanda. Desde o dia 13 de abril, o Sine Gaspar atendeu 713 pessoas que solicitaram o seguro desemprego. O Atende Fácil recebeu, presencialmente, 1852 pessoas solicitando diversos serviços e 222 através dos atendimentos online. “Reforçamos que estamos adotando todas as medidas de segurança possíveis, mas voltamos a pedir que só procure atendimento presencial quando for estritamente necessário. A Prefeitura possui uma série de serviços que podem ser resolvidos de forma online ou por telefone”, reforça o prefeito Kleber Wan-Dall.

   Desde o início da quarentena o Procon de Gaspar concentrou esforços para coibir a prática de preços abusivos. Desde o dia 16 de março até o dia 10 de abril foram cerca de 60 vistorias e orientações e mais de 10 notificações e autuações. O Procon segue atendendo denúncias pelo telefone 151 e ofertando orientações pelo WhatsApp 99151-7427, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

   A equipe de fiscalização foi unificada e os serviços de orientação, fiscalização, denúncias e notificação de medidas restritivas do Covid-19, código de posturas, Procon, meio ambiente, planejamento, entre outros. Desde o dia 13 de abril, foram 92 vistorias e orientações e 39 notificações. O telefone para denúncias é (47) 99930-3252.

 

Casos confirmados

1-      Mulher, 23 anos – recuperada – Coloninha (resultado 26/03)

2-      Homem, 30 anos – recuperado – Sete de Setembro (resultado 27/03)

3-      Homem, 25 anos – recuperado – Gaspar Grande (resultado 04/04)

4-      Homem, 57 anos – óbito – Sete de Setembro (resultado 05/04)

5-      Homem, 45 anos – recuperado – Gasparinho (resultado 05/04)

6-      Homem, 46 anos – recuperado – Gaspar Grande (resultado 07/04)

7-      Mulher, 33 anos – recuperada – Gaspar Grande – Teste Rápido (resultado 07/04)

8-      Mulher, 26 anos – recuperada – Centro – Teste Rápido (resultado 07/04)

9-      Mulher, 61 anos – recuperada – Sete de Setembro  - Teste Rápido (resultado 09/04)

10-   Mulher, 65 anos – isolamento – Santa Terezinha – Teste Rápido (resultado 16/04)

11-   Mulher, 22 anos – recuperada – Coloninha – Teste Rápido (resultado 17/04)

12-   Homem, 78 anos – UTI – Barracão (resultado 18/04)

13-   Homem, 43 anos –isolamento – Bateias (resultado 18/04)

14-   Homem, 32 anos – isolamento – Barracão (resultado 19/04)

15-   Mulher, 54 anos – isolamento – Barracão – Critério Clínico-Epidemiológico (resultado 22/04)

16-   Homem, 51 anos – recuperado – Coloninha – Teste Rápido (resultado 23/04)

17-   Homem, 28 anos – isolamento – Margem Esquerda – (resultado 24/04)

18-   Mulher, 34 anos – isolamento – Barracão – (resultado 25/04)

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar