Moradores de quatro bairros definem as prioridades por meio da Gecom

Mais de 150 pessoas compareceram nas reuniões

Os moradores dos Bairros Barracão, Lagoa, Bela Vista e Coloninha definiram as prioridades para os investimentos dos recursos destinados ao Programa Gestão Compartilhada (Gecom). As sessões foram realizadas nos dias 11, 12, 18 e 18 de maio e, cerca de 150 pessoas compareceram às plenárias para decidir as demandas de cada bairro.

A pavimentação da Rua Vitório Testoni, no Barracão foi a prioridade mais votada pelos moradores da região. No Bairro Lagoa, os moradores optaram pela pavimentação da Rua Tia Benta, outra comunidade que escolheu a pavimentação foi a Coloninha, com a continuidade da pavimentação da Rua Frei Canísio. Os moradores do Bairro Bela Vista, votaram por unanimidade a iluminação e pavimentação da Rua Prefeito Bernardinho Antônio de Souza. Juntas, as obras somam mais de R$ 800 mil.

A primeira fase de sessões públicas do Gecom terminam nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26 de maio, nos Bairros Gaspar Grande e Gaspar Alto. Na próxima etapa, mais 11 localidades terão direito na escolha das demandas.

O Gecom tem como principal objetivo a colaboração, democracia participativa e fortalecimento das associações de moradores. Cerca de R$ 3 milhões do orçamento municipal foram destinados para o Gecom 2022. O recurso será dividido por localidade, para que todos os bairros sejam contemplados. As reuniões ocorrem sempre a partir das 19h conforme calendário pré-definido e deverão contar com pelo menos três membros da região, onde serão apresentados apontamentos e deliberações sobre obras de infraestrutura.

Além de votarem nas demandas, a comunidade recebe orientações e atualizações da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde, sobre os casos de dengue no município e, também podem solicitar serviços e manutenções da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Desde 2017, mais de R$ 11 milhões foram investidos, recursos aplicados em cerca de 80 obras de drenagem, pavimentação e reformas, todas as prioridades elencadas pela comunidade gasparense. “A Gecom é um importante instrumento onde a gente consegue ouvir de perto a comunidade bem como as necessidades de cada bairro. Convidamos a comunidade para participar destes encontros e definir juntas as prioridades de cada localidade.” ressalta o Prefeito Kleber Wan-Dall.

Confira a programação:

1ª Etapa

25/05 – Gaspar Grande (Escola Olímpio Moretto)
26/05 – Gaspar Alto (Mesa do Colono)

2ª Etapa

01/06 – Figueira (EEB Dolores Krauss(
02/06 – Macuco (Sociedade Esportiva Macuco)
08/06 – Sertão Verde (EEB Angélica Costa)
09/06 – Bateias (EEB Luíz Franzoi)
13/06 – Arraial (Igreja Nossa Sennhora Aparecida)
22/06 – Gaspar Mirim (EEB Aninha Pamplona Rosa)
23/06 – Bom Jesus EEB Ervino Venturi
29/06 – Belchior Alto (Escola Frei Policarpo)
30/06 – Gasparinho (EEB Ferandino Dagnoni)
06/07 – Belchior Baixo (Capela Santa Catarina)
07/07 – Margem Esquerda (EEB Norma Mônica Sabel)
13/07 – Gaspar Alto (Capela Nossa Senhora Aparecida)
14/07 – Águas Negras (Capela Santa Barbara)
20/07 – Centro (Auditório Ditran)
21/07 – Sete de Setembro (Escola Frei Godofredo)

Mais informações, Superintendente do Gecom, Wilson Lenfers, 47 3091-2025.

Foto: João Vitor Costa