Iniciada revitalização da faixa de passeio na Rua Prefeito Leopoldo Schramm

Obra faz parte do programa Avança Gaspar

Em breve, a Rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Bairro Coloninha e Gaspar Grande, terá novas calçadas. Isso porque, nesta terça-feira, dia 3, foi iniciada a revitalização das calçadas e passeios públicos da via. A obra é uma realização do Programa Avança Gaspar, da Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Planejamento Territorial. Por conta dos serviços executados no local, o trânsito sofrerá pequenas interdições e será conduzido no sistema “siga e pare”.

Na via serão realizadas obras de revitalização das faixas de passeios, alargamento e pavimentação das calçadas em Paver, em um trecho de 1 km, com início na ligação com a Rua Dr. Nereu Ramos. O valor do investimento total é de R$ 634.312,25 sendo R$ 500 mil provenientes de emenda parlamentar e o restante foi uma contrapartida da prefeitura através do Avança Gaspar.

Os serviços são executados da seguinte forma: demolição das calçadas antigas e a construção dos novos passeios no sentido da ponte dos canarinhos em direção a Rodovia Jorge Lacerda. Deste modo, a obra gera menos impacto para a população.

As novas calçadas têm como objetivo valorizar os pedestres e incentivar a mobilidade ativa, além de contribuir com a qualidade de vida das pessoas e do desenvolvimento sustentável de Gaspar. O projeto contempla a valorização do espaço público, com a melhoria da paisagem urbana, da segurança nos deslocamentos e de favorecimento a acessibilidade no ambiente urbano, ao caminhar.

Além disso, a Prefeitura de Gaspar está com processo de licitação aberto para a drenagem pluvial e pavimentação do trecho 2 da Rua Prefeito Leopoldo Schramm, no Gaspar Grande. A execução da pavimentação e drenagem da via trecho entre a interseção com a Rua Rosalina Theiss e a bifurcação com as Estradas Geral Gaspar Grande e Estrada Geral da Garuba, em cerca de 2.062 metros.

Serão realizados serviços de execução de camada de base e sub-base com rachão compactada, aplicação de concreto asfáltico, drenagem e sinalização. O valor total geral estimado da obra é de R$ 8.582.175,47. O município possui R$ 5 milhões em recursos garantidos para a obra e o restante será do Programa Avança Gaspar.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca as ações na comunidade. “Nossa gestão está cada vez mais investindo em obras que tornem nossas ruas e calçadas cada vez mais acessíveis e humanitárias. Sabemos que a Rua Prefeito Leopoldo Schramm é uma das vias mais movimentadas do município e esse projeto representam melhoria na qualidade de vida para nossa cidade. Queremos proporcionar com essas ações, ainda mais dignidade na vida das pessoas que moram nessa região”, pontua Wan-Dall.

Avança Gaspar

A revitalização da faixa de passeio da via é mais uma realização do Programa Avança Gaspar, que é o maior programa de investimentos em obras já realizado na cidade, com recursos captados através de financiamentos, emendas e recursos. O Programa é dividido em cinco eixos, mobilidade e infraestrutura, desenvolvimento sustentável, vida saudável, educação e gestão pública.

O Avança Gaspar realiza obras em todos os bairros, incluindo a revitalização de vias urbanas importantes da cidade, a construção do Anel de Contorno Viário e a implantação de ciclovias. Com capacidade de investimentos de cerca de R$ 30 milhões em obras por ano, a expectativa é que o programa esteja concluído até 2023.

Foto: Elisiane Roden