Gaspar vacina de casa em casa crianças contra a pólio

Medida pretende aumentar a cobertura vacinal da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Com objetivo de atingir a cobertura vacinal de 95% na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde realiza no sábado, dia 24, a partir das 9h, uma ação de busca ativa. Servidores da saúde estarão se deslocando até residências de crianças com idade de e 1 a 4 anos, para vacinar contra a pólio.

Equipes volantes das Estratégias Saúde da Família (ESFs) estarão nas localidades do Jardim Primavera, Bela Vista, Figueira, Margem Esquerda, Lagoa, Belchior, Coloninha, Gaspar Grande, Barracão e Gasparinho. No total serão seis equipes de servidores da saúde aplicando a vacina de porta em porta. Os locais foram escolhidos por conta da baixa cobertura vacinal nos bairro.

Atualmente, o município já chegou a quase 84% da cobertura vacinal, falta 400 crianças para atingir os 95% estipulado pelo Ministério da Saúde. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, é importante colocar a vacinação em dia. “Os profissionais de saúde já tem mapeado quem são as crianças que ainda não tomaram a vacina. Nossos esforços são para que nossas crianças estejam seguras e protegidas contra uma doença que já circula pelo mundo, não podemos permitir que elas contraiam doenças graves e sofram com sequelas permanentes simplesmente porque não foi vacinadas. Contamos com a colaboração dos pais”, pontua o secretário.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 47 3091-2100