Gaspar sedia etapa do estadual de Karatê Interclubes

Competição ocorre neste sábado no Ginásio de Esportes Wilmar Suly Pereira no Bairro Bela Vista

Pela segunda vez na história, a cidade de Gaspar vai sediar uma etapa do Campeonato Estadual de Karatê Interclubes. A competição é organizada pela Federação Interclubes de Karatê de Santa Catarina, com apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). A disputa inicia às 8h com término às 20h. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Wilmar Suly Pereira, na Rua Adriano Kormann, no Bairro Bela Vista, próximo ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC Gaspar).

“Esse é mais um grande evento esportivo sendo realizado no município. Eventos desse porte são de suma importância para Gaspar, além de firmar ainda mais a cidade como um polo esportivo no nosso estado, ainda fortalece a economia local com a vinda de novas pessoas até o município”, afirma Roni Muller, diretor-presidente da FMEL Gaspar.

O campeonato será de um altíssimo nível técnico, pois a pontuação da competição é seletiva para os atletas que irão compor a Seleção Catarinense de Karatê. As inscrições para a competição já estão finalizadas e evento bateu recorde de inscrições com mais de 300 atletas inscritos que estão cadastrados no sistema da federação interclubes. Gaspar além de bater recorde de inscrições no geral dos últimos anos também está batendo recorde de atletas representando o município, serão 38 esportistas.

“Gaspar na última vez em que sediou uma competição (2019) serviu muito bem os atletas na questão de atendimento, infraestrutura e na organização do evento. As medalhas e troféus entregues também impressionaram muito os atletas, sendo de uma qualidade surpreendente”, afirma Charles Teske, Sensei de Karatê presente na última edição realizada em Gaspar.

A competição de karatê é dividida em algumas modalidades, podendo ser disputadas de forma individual ou em equipes. Essas modalidades são a Kata (em tradução literal significa ‘forma’) que é um conjunto de movimentos pré-determinados, basicamente uma simulação de luta. Kumite que é a arte do combate, onde dois Karatecas se enfrentam em uma luta de dois minutos ou até algum dos oponentes atingirem uma diferença de seis pontos do outro, existem três níveis de pontuação: Yuko (1 ponto); Wasa-Ari (2 pontos) e Ipon (3 pontos). E também o Kata de Kobudo (em tradução literal significa caminho das antigas artes marciais) que é a mesma pratica do Kata, porém com a utilização de armas brancas da cultura originaria do Karetê, como: Bo, Tonfa, Tchaco, Sai e Kama.