Gaspar registra melhor índice de educação da história

Escolas municipais tiveram índices crescentes no IDEB 2021, mesmo com a pandemia

A rede municipal de ensino de Gaspar registrou novo crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Dados referentes ao ano de 2021, divulgados nesta sexta-feira, dia 16, apontam que o Ideb das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental passou de de 6,2 a 6,4 e a média dos anos finais foi 4,9 para 5,3. Esse é o melhor índice de Gaspar desde o início da avaliação.

Na rede municipal os destaques são para a EEB Profº. Olimpio Moretto, no Bairro Gaspar Grande, que obteve a nota 7,1, nos anos iniciais, em seguida a EEB Profª Angélica de Souza Costa conquistou a média 7,0, também nos anos iniciais. Nos anos finais a EEB Profª Dolores Luzia dos Santos Krauss conseguiu a média de 5,6.

O exame foi aplicado para as crianças do 5º ano para avaliar os anos inicias e aos alunos do 9º ano para avaliar os anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o IDEB é calculado pela taxa de rendimento escolar, aprovação, além das médias de desempenho nas provas de português e matemática.

O prefeito Kleber Wan-Dall celebra o aumento do Ideb no município e destaca o papel fundamental da equipe. “A educação de Gaspar segue sendo transformada diariamente. Esse resultado é fruto de um sério trabalho somado ao compromisso envolvendo alunos, familiares, professores, funcionários e administração municipal. Vivemos momentos extremamente desafiadores durante a pandemia, com a adaptação do método de ensino, em encontrar formas de manter os alunos envolvidos e engajados, com a necessidade de utilizar novas ferramentas. Conseguimos encontrar nesses desafios, soluções que trouxeram esse resultado”, comenta Wan-Dall.

Para alcançar esses resultados Gaspar investe em capacitações de professores, desenvolve projetos pedagógicos, o projetos de apoio escolar, tecnologia e infraestrutura. “Temos como foco maior o desempenho e a melhora da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando sempre aprimorar as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala”, conta o secretário de Educação, Emerson Antunes.

Com o resultado do Ideb, é possível que as escolas possam analisar e qualificar os dados coletados durante a prova, corrigir e aplicar novas estratégias. Essa etapa é realiza por meio do programa ‘Conexão 180º’, que irá diagnosticar as dificuldades e potencialidades de cada unidade de ensino e propor novas formas de aprendizagem.

Ideb

Medido a cada dois anos, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da educação brasileira, calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

A avaliação é feita ao fim de três etapas: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do Ensino Fundamental e no último ano do Ensino Médio. Além das provas, o IDEB avalia diversos critérios como rendimento e evasão escolar.

Foto: Elisiane Roden