Gaspar promove mutirão de limpeza contra dengue no Bairro Santa Terezinha

A ação contra o mosquito da dengue acontecerá no dia 2 de julho e 13 ruas do bairro serão contempladas pelo mutirão

A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde com o apoio da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, SAMAE e Polícia Militar promove um mutirão de limpeza no Bairro Santa Terezinha, no sábado, dia 2 de julho. A ação iniciará pela manhã e 13 ruas da localidade serão contempladas.

A Prefeitura intensifica as ações por conta da chegada do inverno e das temperaturas mais amenas. As ruas contempladas serão: Rua Amélia Schmitt, 2 novembro, Pedro da Rocha, Pedro Paulo Schmitt, Santa Catarina, Rui Babosa, Imigrantes, Da Amizade, Das Araucarias, Progresso, Sorocaba, Maria Zimmermann e Herta Zimmermann.

Até o momento, foram identificados 87 casos da doença no município. Além de Gaspar, a doença preocupa toda a região do vale do Itajaí, nas cidades vizinhas, como Brusque e Blumenau, o número de óbitos causado pela dengue é de 15.

Dados da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, apontam que, foram encontrados 300 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, o número é 133% maior do que os focos registrados em 2021.

Os bairros considerados infestados em Gaspar são o Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior quantidade de focos e casos encontrados pois no momento não é possível conter a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, esse é o melhor momento para eliminar os focos. “Muita gente deve estar pensando que finalmente o mosquito vai morrer e a dengue vai acabar com o inverno. Porém, a única coisa que ocorre é que as temperaturas diminuem e as larvas dos ovos já depositados podem aguardar até 450 dias para desenvolverem e darem origem a um novo inseto”, explica.

“Neste momento, trabalhamos para minimizar uma situação semelhante ou até mesmo pior no próximo verão. Pedimos para que a população não relaxe nesta época do ano e que continue focada na eliminação dos focos, ovos e larvas. O mosquito não pode ter essa chance”, complementa o secretário.