Gaspar investe em obras para educação

Sete obras de reformas, ampliações e construções nos educandários acontecem de forma simultânea

Escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da rede municipal de ensino de Gaspar recebem uma série de melhorias estruturais. Obras de reformas, manutenções e construções ocorrem de forma simultânea com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade de vida e escolar. Atualmente sete unidades de ensino passam por obras, o valor dos investimentos ultrapassa a marca de R$ 20 milhões.

Entre as principais obras está a construção do CDI Nelson Alexandre Bornhausen, no Bairro Margem Esquerda. Quem passa no local percebe a grande estrutura que o CDI terá. No momento, são realizadas a concretagem do primeiro pavimento, de um total de três. De acordo com o cronograma, a execução da obra está em 20% finalizada. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre de 2023.

O CDI será o maior do município, com capacidade de atendimento de 365 crianças, sendo todas no período integral. Além disso, o CDI Central terá um amplo espaço de recreação infantil com quatro playgrounds, sendo dois exclusivos para crianças com idade de 0 a 2 anos e outros dois para os demais alunos. Haverá pista para triciclo, quiosque infantil e quadra de esporte.

A EEB Norma Mônica Sabel será totalmente transformada em um espaço modelo de educação aliado à tecnologia. A unidade localizada no Bairro Margem Esquerda irá ganhar novas salas, troca de instalação elétrica, reforma da cobertura e a instalação de um novo playground para as crianças com o intuito de melhorar as condições de ensino de todos os estudantes. A obra é realizada mesmo com as aulas e atualmente são realizados os acabamentos do segundo pavimento, além de reformas nos banheiros e auditório. A obra já foi concluída em mais de 31%.

Em fase final da execução de obras, a EEB Profª Dolores Krauss recebeu melhorias em toda sua infraestrutura. Os trabalhos são concentrados na concretagem da quadra externa da escola, que recebeu reforma e ampliação no seu espaço. A reforma beneficiará cerca de 600 alunos matriculados e 60 profissionais da educação, que atuam na instituição de ensino.

As crianças do CDI Sônia Gioconda Beduschi Buzzi terão em breve, uma nova área de lazer. O educandário recebe a construção de uma pista de ciclismo. Além disso, serão realizadas obras de drenagem, calçamento, reformas nos banheiros e depósito do CDI. O objetivo do serviço é de auxiliar nos cuidados com as crianças, proporcionando ainda mais conforto aos professores e comunidade escolar. A obra está concentrada na remoção do solo no local da instalação da pista de ciclismo.

Uma obra que irá beneficiar a comunidade do Bairro Bateias e toda a comunidade esportiva de Gaspar está em fase inicial dos trabalhos, com a execução da terraplanagem do terreno. A EEB Luiz Franzoi recebe o maior complexo esportivo de uma unidade de ensino do município. O local terá playground, pista de caminhada, área verde, arquibancada, container para depósito de materiais esportivos. O parque poliesportivo, além de beneficiar todos os alunos com a estrutura durante o período escolar, com as aulas de educação física e atividades pedagógicas, também ficará acessível para toda a comunidade, durante os finais de semana e período sem aulas.

A Secretaria de Educação está com projetos em andamento e aguarda a captação de recursos, em breve, as obras da sede do programa Integrar e do CDI Francisco Mastella devem sair do papel.

O prefeito Kleber Wan-Dall conta que a educação é prioridade na administração. “Estamos trabalhando para que essas melhorias cheguem a todas as nossas escolas e CDIs. Nosso objetivo é oferecer conforto e qualidade aos alunos e todos os profissionais que estão nesses lugares diariamente, lutando por uma educação digna. Nós já realizamos muitas reformas nas escolas durantes esses anos e, quando vamos em locais que já receberam essas melhorias, vemos uma escola viva e alegre”, finaliza Wan-Dall.