Gaspar instala sistema de telemetria

Objetivo é automatizar a medição do nível do rio

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar – Samae em parceria com a Superintendência de Defesa Civil iniciou nesta quinta-feira, dia 4, a implantação do sistema de telemetia no município. O novo equipamento é instalado ao lado da régua de medição, próxima a Ponte Hercílio Deecke, no Centro de Gaspar. Esta ferramenta permite automatizar a medição do nível do rio para previnir falta de água nos reservatórios e desastres naturais.

Com a adoção da telemetria, o Samae terá informações em tempo real sobre o nível do rio, volume de água nos filtros e reservatórios. Com as informações, a autarquia poderá ter mais agilidade na gestão dos sistemas e garantir que manobras emergenciais sejam adotadas de maneira rápida e eficiente, a fim de garantir qualidade no abastecimento aos moradores.

Para a Defesa Civil a telemetria será utilizada para medir o Rio Itajaí – Açu de maneira rápida e inteligente. Com esse sistema, a medição será realizada por sensores que transmitem as informações para um servidor. Atualmente o serviço é feito manualmente, com o deslocamento de um agente de Defesa Civil até a régua de medição. Além do risco para o profissional, o procedimento atrasa a divulgação do nível do rio.

O prefeito Kleber Wan-Dall, reforça que o serviço será essencial para garantir a segurança dos moradores. “Com a telemetria, vamos conseguir aprimorar o nosso trabalho e agir com mais precisão em casos de eventos adversos. Sabemos que em momentos críticos a informação correta pode salvar vidas e facilitar a ativação dos nossos planos de contingência”, explica.

Nesta primeira etapa, as informações serão acessadas apenas nos servidores do SAMAE e agentes de Defesa Civil. Com a aprimorarão do sistema, a Prefeitura de Gaspar espera realizar a divulgação dos dados em tempo real, através do site e aplicativo oficial da Defesa Civil, para que a população possa acompanhar o nível de forma remota.

O que é Telemetria?

A telemetria permite coletar, armazenar e disponibilizar dados em um sistema para que o gestor de frota possa analisá-los e tomar decisões e traçar estratégias para otimizar as operações, ou seja, torná-las mais rápidas, econômicas e eficientes.