Gaspar inicia campanhas nacionais contra poliomielite e de multivacinação

Objetivo é imunizar crianças e adolescentes com idade de 0 a 14 anos e ação terá atividades nos finais de semana

A partir desta segunda-feira, dia 8, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O objetivo é atualizar a caderneta de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e imunizar contra a poliomielite todo o público de 1 a 4 anos – mesmo aqueles que já estiverem com o cartão em dia. Campanha terá ações nos finais de semana.

A campanha será realizada até o dia 9 de setembro. Todas as aplicações serão efetuadas nas 14 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) que possuem sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Além disso, aos sábado a Unidade do Saúde do Centro permanece aberta das 8h às 12h para atuazação vacinal. No dia 20 acontece o dia D, com vacinação em todas as unidades de saúde das 8h às 17h.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, é importante colocar a vacinação em dia. “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até as nossas ESFs para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças, como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”, pontua o secretário.

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do calendário nacional, na população a partir de três anos de idade.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Vacinas disponibilizadas para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponibilizadas para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

ESFs com sala de vacina

Endereços:

• ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
• ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
• ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
• ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
• ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
• ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
• ESF Gasparinho: R. Fênix
• ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
• ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
• ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100
• ESF Margem Esquerda I: R. Pedro Simon, s/n
• ESF Margem Esquerda II: Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136 Acesso pela Rua Rodolfo Muller
• ESF Coloninha: R. Pref. Leopoldo Schramm
• ESF Lagoa: Estrada, R. Geral Poço Grande