Gaspar está em atenção para deslizamentos

Previsão de chuva constante e volumosa pode causar movimentação do solo em diversos pontos

A Defesa Civil e toda a equipe de resposta da Prefeitura de Gaspar está em atenção para risco de deslizamentos. De acordo com o volume de chuvas registrado desde o sábado e a previsão para os próximos dias, a equipe técnica monitora a situação do município. A população deve ficar atenta a qualquer movimentação do solo e seguir as orientações dos agentes. Qualquer ocorrência deve ser registada no 199.

Desde sábado, dia 6, até a manhã desta terça-feira, dia 9, Gaspar registrou uma precipitação de cerca de 100mm. Até quinta-feira, a previsão é mais cerca de 100mm sejam registrados devido a um ciclone extatropical que atinge o estado.

Os agentes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e atendendo ao registro de ocorrências através do 199. Até as 9h da manhã desta terça-feira apenas as duas ocorrências informadas na segunda-feira foram confirmadas. Nenhuma nova ocorrência foi confirmada. “Pedimos que as pessoas façam o registro oficial no 199 de qualquer ocorrência, para que possamos fazer a avaliação e os devidos encaminhamentos. Os registros são importantes para que possamos agir na hora e também utilizar os dados para o planejamento e prevenção. Pedimos que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimentação: rolamento de pedras, queda de terra, arvores tortas”, explica a superintendente da Defesa Civil, Ana Janaida Medeiros de Souza.

De acordo com a Defesa Civil, há também a possibilidade de alagamentos pontuais. Por enquanto, não há risco de enchente, porém, o níveis do rio seguem sendo monitorados, uma vez que chove em toda a região.