Gaspar está em alerta máximo para a dengue

São 74 casos confirmados da doença no município

Em apenas seis meses, 2022 se tornou o ano com o maior número de casos de dengue na história de Gaspar. Até o momento, foram identificados 74 casos da doença no município. Além de Gaspar, a doença preocupa toda a região do vale do Itajaí, nas cidades vizinhas, como Brusque e Blumenau, o número de óbitos causado pela dengue soma 15.

Dados da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, apontam que foram encontrados 285 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O número é 133% maior do que os focos registrados em 2021.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, reforça que os números são preocupantes. “Estamos vivendo uma epidemia de dengue. A situação é tão preocupante que temos a assustadoras projeção que se os números não diminuírem, teremos uma estimativa de pelo menos 15 óbitos na cidade ainda neste ano”, comenta o secretário.

Os bairros considerados infestados em Gaspar são o Bela Vista, Coloninha, Sete de Setembro, Centro e Santa Terezinha, eles são considerados infestados, por conta da incidência maior de focos e casos encontrados. Neste momento, não têm sido registrada a diminuição dos focos e isso gera uma pressão nos demais bairros ao redor.

Para conter o avanço de casos em Gaspar, a Secretaria de Saúde ativou a ‘sala de situação de crise’ para o combate da dengue. O grupo possui representantes de todas as secretarias municipais e participação de instituições como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Entre as principais ações está a ampliação para 21 o número de agentes de endemias para realizar o controle de criadores, além de intensificar ações de limpezas nas ruas.

Mutirão Bairro Santa Terezinha

No sábado, dia 2 de julho, a Prefeitura de Gaspar realiza um mutirão de limpeza no Bairro Santa Terezinha. A ação irá contar com o apoio da Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, SAMAE, Polícia Militar, entre outros órgãos municipais. Serão contempladas 13 ruas da localidade, são elas: Rua Amélia Schmitt, 2 novembro, Pedro da Rocha, Pedro Paulo Schmitt, Santa Catarina, Rui Babosa, Imigrantes, Da Amizade, Das Araucarias, Progresso, Sorocaba, Maria Zimmermann e Herta Zimmermann.

Dengue

Na presença de febre de início abrupto, associada à forte dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, nas articulações e fraqueza, deve-se procurar atendimento em um serviço de saúde para evitar o agravamento do quadro. Apesar de não haver um medicamento específico contra o vírus da dengue, o diagnóstico precoce é muito importante para reduzir o risco de dengue grave e de morte pela doença.

A melhor maneira de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) continua sendo eliminar locais com água parada:

Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.