Gaspar é a Capital Nacional da Moda Infantil

Lei foi sancionada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro, na tarde desta quarta-feira

Gaspar, a cidade Coração do Vale, foi oficialmente declarada a Capital Nacional da Moda Infantil. A Lei que confere o título ao município foi sancionada pelo presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, na tarde desta quarta-feira, dia 15 de junho. Estiveram presentes no ato solene o prefeito Kleber Wan-Dall, vice-prefeito Marcelo Brick e demais lideranças regionais representantes do setor empresarial e industrial da moda infantil do município.

O sonho de ser a Capital Nacional da Moda Infantil iniciou há muitos anos, mas, somente em 2019 o projeto de Lei foi protocolado pelo deputado Federal Rogério Peninha, motivado pela administração municipal e por representantes da sociedade civil organizada. Após todos os trâmites protocolares e aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado, a Lei foi sancionada e o título é oficial. “Eu agradeço a todos que apoiaram para que esse projeto fosse aprovado. Com certeza esse título vai ajudar no turismo, no comércio, geração de emprego e renda, não só de Gaspar, mas de toda região”, destaca o deputado Peninha.

Em 2020, Gaspar também se tornou a Capital Catarinense da Moda Infantil, através do projeto do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro.

Atualmente, Gaspar é responsável pela produção de mais de 50% da moda infantil das grandes magazines do Brasil. O título é um reconhecimento de todo o trabalho realizado no município, além de uma oportunidade para receber e organizar eventos e feiras têxteis voltados ao segmento, por exemplo. Por ano, o município envia diariamente milhares de peças para todo território nacional e é caracterizado por ter um produto diferenciado e de qualidade.

O presidente, Jair Bolsonaro, comenta sobre a importância de Gaspar no ramo têxtil de Santa Catarina. “Tive conhecimento da força de Gaspar na economia, principalmente no setor têxtil. O título concedido ao município como Capital Nacional da Moda Infantil vai impactar a vida de toda as pessoas, as que são ou não envolvidas com o setor. A partir de hoje será uma nova etapa na economia local de Gaspar e sabemos que são também a partir dessas ações que o nosso país anda pra frente”, comenta Bolsonaro.

Para o presidente da Associação Empresarial de Gaspar (Acig), Edemar Wieser, o título vai dar destaque regional para Gaspar. “A conquista do título irá marcar e dar destaque nacional a Gaspar, gerando ainda mais visibilidade para este setor da nossa economia. Com isso, agora podemos iniciar as conversas e ações para a implantação de um Centro Comercial no município”, explica Edemar.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comemora o título histórico para Gaspar. “Esse é com certeza um dia histórico que reconhece oficialmente o potencial de Gaspar com o setor da moda infantil, responsável por alimentar toda uma grande cadeia produtiva que gera emprego e renda para a nossa Gaspar. Foi uma construção coletiva até chegar aqui e agora vamos pensar no futuro, pensar em ações para fortalecer esse título”, pontua Wan-Dall.

Moda Infantil em números

A indústria têxtil no município emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 40% do PIB no município. Ao todo, são aproximadamente 870 empresas de confecção, 480 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil e 50% da produção de moda infantil do Brasil, comercializado, inclusive, para grandes magazines do país, vem de Gaspar.

Tramitação

O Projeto de Lei foi protocolado pelo Deputado Federal Rogério ‘Peninha’ Mendonça em agosto de 2019. Por conta da pandemia, a análise do texto foi adiada. Na Câmara dos Deputados a pauta foi aprovada em julho de 2021 pela Comissão de Cultura. Em setembro de 2021, o projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Por fim, a PL foi aprovada em maio deste ano na Comissão de Educação (CE) do Senado Federal.

Foto: Amanda Weber