Gaspar aplica dose adicional contra a Covid-19 na população acima de 50 anos

Para receber o imunizante é necessário aguardar um intervalo de quatro meses da última aplicação

A partir desta segunda-feira (6), a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde inicia a aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas com idade acima de 50 anos. Os imunizantes estão disponíveis nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com sala de vacina. Para receber o imunizante é necessário respeitar o intervalo de quatro meses da última aplicação, ou seja, podem procurar as unidades quem recebeu a terceira dose até o dia 6 de março de 2022.

A ampliação segue orientações da Nota Técnica nº36/2022 emitida pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de manter os baixos índices de casos graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, mais suscetível á doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, deve ser utilizado, preferencialmente, o imunizante Pfizer. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. Estudos mostram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

O secretário de Saúde, Marcos Roberto da Cruz, destaca que as pessoas devem procurar as unidades. “É fundamental que a população procure as ESFs com sala de vacina, e se imunize contra a Covid-19. Queremos continuar protegendo nossos idosos, evitando assim possíveis complicações pela doença”, pontua Marcos.

Todas as Estratégias de Saúde com sala de vacina estão aptas em aplicar o imuno, não há necessidade de agendamento. Além disso, a vacinação será realizada no esquema de livre demanda, ou seja, qualquer pessoa apta em tomar a vacina poderá procurar uma das 14 salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade para receber o imunizante (confira os endereços dos locais abaixo).

A Prefeitura de Gaspar reforça que, com a incorporação destes imunizantes à rotina das salas de vacina, as doses estarão SUJEITAS À DISPONIBILIDADE no estoque destas unidades, uma vez que quem adquire os imunizantes é o Governo Federal e quem define a quantidade e envia as doses ao município é o Governo Estadual. Caso não haja a vacina procurada, o munícipe será orientado a retornar em outro momento.

Além da 4ª dose, a Secretaria de Saúde mantém a aplicação de todos os públicos a partir dos 5 anos de idade, além da 2ª e 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose há quatro meses. Para as gestantes e puérperas (45 dias após o parto) imunizadas com Pfizer ou CoronaVac, a terceira dose deve ser feita com o intervalo de cinco meses.
Já a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.

ESFs com sala de vacina
Endereços:

• ESF Barracão: R. João Barbieri, 143
• ESF Santa Terezinha: R. Jacob Junkes, S/N
• ESF Poço Grande: Rod. Jorge Lacerda, s/n
• ESF Sete de Setembro: R. Arnoldo Bernardino de Souza, 75
• ESF Centro: R. Augusto Beduschi, 130
• ESF Figueira: R. Rio Negrinho, S/N
• ESF Gasparinho: R. Fênix
• ESF Gaspar Grande: R. José Anastácio da Silva, s/n
• ESF Bela Vista: R. Adriano Kormann, 700
• ESF Belchior: R. Germano Tillmann, 100