Gaspar adota novo modelo de vacinação contra a Covid-19

Medida pretende evitar desperdícios devido a escassez de imunizantes

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde informa que a partir desta quarta-feira, dia 21, irá adotar novas estratégias de vacinação contra a Covid-19. A vacinação infantil, com o imunizante Pfizer pediátrica e CoronaVac será realizada apenas nas sextas-feiras, nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) Barracão, Belchior, Bela Vista e Centro.

A medida foi tomada com o objetivo de evitar desperdício de doses, por conta da redução da oferta de imunizantes pelo Ministério da Saúde. Além disso, cada frasco de vacina possui dez doses e por conta da baixa procura e do prazo de validade após a abertura dos frasco, a sobra dos fracos acaba sendo descartada.

A Secretaria de Saúde já solicitou o envio de novas doses, porém depende do Governo Federal, que é o órgão que define a quantidade e data de envio aos municípios. Caso não haja a vacina procurada, o munícipe será orientado a retornar em outro momento.

O horário de atendimento para vacinação nas ESFs Barracão, Belchior e Bela Vista é das 8h às 12h e das 13h00 às 16h. A unidade do Centro atende de segunda a sexta-feira, até às 19h, apenas para vacinação e atualização de todas as vacinas.

Gaspar vacina toda a população acima de três anos de idade com a primeira dose do imuno. Além disso, aplica a quarta dose em pessoas com 30 anos ou mais. Para as gestantes e puérperas (45 dias após o parto) imunizadas com Pfizer ou CoronaVac, a terceira dose deve ser feita com o intervalo de quatro meses. Também é aplicada a dose adicional e de reforço dos imunossuprimidos, para obter o imunizante é necessário apresentar o comprovante da segunda dose aplicada/dose adicional, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora, respectivamente.