FMEL Promove Festival de xadrez

Festival acontece no Ginásio Prefeito João dos Santos, Anexo ao Programa Agitação

No sábado, 02 de Julho a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL promove o Festival Agitação de Xadrez. A ação tem como objetivo apresentar o xadrez para as crianças que participam do Programa Agitação. Elas terão a possibilidade de assistir partidas de jogadores mais experientes e integrar os treinos de Xadrez, ofertados pela FMEL por meio do Projeto de Iniciação Esportiva. O Festival irá ocorrer nas dependências do Ginásio de Esportes Prefeito João dos Santos, e ocorre como uma programação do Programa Agitação, que acontecerá no mesmo dia.

“O Festival é mais uma iniciativa da FMEL em integrar as crianças no esporte. Para os jovens a pratica de atividades como o Xadrez é de suma importância, pois ajuda a melhorar a memória e a capacidade de concentração, que são habilidades muito importantes na vida acadêmica e no dia a dia”, afirma o Diretor-Presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller.

O Festival tem inicio marcado para as 13h30min e termino às 17h e será disputado em uma única categoria mista (masculino e feminino), porém, dividido em categorias por idades. As categorias por idades são:
Sub-8: nascidos no ano de 2014 ou após;
Sub-10: nascidos no ano de 2012 ou após;
Sub-12: nascidos no ano de 2010 ou após;
Sub-14: nascidos no ano de 2008 ou após;
Livre: nascidos em qualquer ano.

Inscrições

Para os interessados em participar do Festival as inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site da FMEL, através do link: (fmegaspar.sc.gov.br/paginas/festivaldexadrez) ou até o início do congresso técnico no local das disputas.

Haverá um limite de 60 participantes em todas as categorias, sendo respeitada a data de inscrição e sua devida confirmação no congresso técnico. A coordenação se reserva o direito de aumentar o limite de participantes a qualquer momento. Aos participantes, devesse levar algum documento de identificação com foto para provar a idade da categoria. Serão premiados os participantes que conquistarem o 1º ao 6º lugar em cada uma das categoria.

Xadrez

O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. A movimentação das peças, por parte dos jogadores, é feita a partir de estratégia bastante pensada, cada jogador tem direito a um lance por vez, com o objetivo de conquistar o “rei” de seu adversário.

Iniciação Esportiva
O Programa de Iniciação Esportiva faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar, Programa da Prefeitura Municipal de Gaspar, por intermédio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. O Iniciação Esportiva realizado pela FMEL em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED atualmente conta com mais de 850 crianças inscritas e com 13 núcleos esportivos com modalidades como Futsal, Jiu jitsu, Judo, Skate, Voleibol e Xadrez.

Os locais dos núcleos e horários dos treinos do Iniciação Esportiva estão disponíveis no site da FMEL Gaspar através do link: (fmegaspar.sc.gov.br/paginas/iniciacao-esportiva). As inscrições poderão ser feitas diretamente nos núcleos esportivos com os professores, nos respectivos horários dos treinos.