ExpoGaspar 2022 retorna com público recorde

Mais de 40 mil pessoas marcaram presença nos quatro dias de evento

Sucesso total, assim foi a ExpoGaspar 2022 que entrou para a história com o maior público registrado em todos os tempos. Mais de 40 mil pessoas compareceram na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins para prestigiar a maior feira multissetorial do Vale Europeu. O balanço final não somente superou os índices das edições anteriores, mas também as expectativas do ano.

Quem passou pela ExpoGaspar teve diversas experiências, seja gastronômica com o Festival da Tilápia, feiras agropecuárias e mostras de animais com a ExpoFeira, apresentações culturais por meio da Festinver e a feira de oportunidades com a Multifeira. Além disso, os quatro shows nacionais totalmente gratuitos animaram os visitantes. As principais atrações, que agradaram todos os gostos musicais foram: Fernandinho, Nenhum de Nós, Marcos e Belutti e Gian e Giovani.

O sentimento de quem passou pela festa era: quero mais. Uma das visitantes, Jane Proença, conta sobre a experiência deste ano. “Eu adorei, achei tudo incrível e muito bem organizado. Pude visitar a multifeira, expofeira e festival da tilápia, fui a todos os shows e estou muito feliz. Sinto que melhorou bastante em relação à última edição da festa e a gente nota bastante a diferença. Já quero estar aqui no próximo ano”, comentou.

Na Expofeira, a exposição de produtos, equipamentos e novidades do setor rural movimentaram o local. Mas, a atração principal foi os mais de 400 animais expostos durante os quatro dias de festa, entre aves, cavalos, ovelhas, coelhos, bois, vacas entre outros. Este ano, a Expofeira recebeu a primeira edição da Exposição Morfológica de Cavalos da Raça Crioula, foram mais de 60 animais que participaram do julgamento. Para Cleones Ranieri, o sentimento de participar da Expofeira é de gratidão e orgulho. “Participamos da primeira edição desta exposição da raça crioula de Gaspar e o município abriu espaço para nós, criadores de cavalos. Hoje Gaspar se torna destaque na criação de cavalos, é um orgulho estar aqui neste momento”, comenta o produtor.

Já a Multifeira, foi uma oportunidade única para mais de 40 expositores da região. Foram quatro dias para garantir bons negócios, conquistar novos clientes e apresentar produtos. “Este ano a Prefeitura está de parabéns pela organização e toda estrutura disponibilizada para nós expositores. Participamos de todos os anos, mas essa edição foi excepcional, o pessoal compareceu. Só queremos agradecer, a feira foi um sucesso, conseguimos multiplicar nossos contatos em relação aos outros anos. Em 2023 estaremos aqui novamente”, comenta a expositora Jaqueline, da Félix Alarme.

A gastronomia local também esteve representada com os restaurantes credenciados que fizeram parte do Festival da Tilápia: Pesque e Pague Fernandão, Trutcultura Bertoldi, Restaurante Buchmann Eventos. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, foram faturados mais de R$ 150 mil na venda de pratos a base de tilápia e truta. “Foi uma experiência muito boa. Estou muito feliz com o pessoal que veio prestigiar nosso restaurante. Essa foi a quarta vez que participamos da Expo e todas as expectativas foram superadas em relação às vendas. Não vejo a hora de estar aqui ano que vem”, exalta a Daniela Borba, do Pesque e Pague Fernandão.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, os números expressivos entre os visitantes, expositores e restaurantes credenciados demonstram o sucesso total do evento. “A ExpoGaspar 2022 conseguiu reunir o que há de melhor em Gaspar, e é por isso que a comunidade vem e prestigia. Conseguimos em um único evento proporcionar aos nossos produtores, artistas, expositores e empreendedores destaque e auxiliar no aumento de renda dessas pessoas, além disso, tivemos uma grande e vasta programação para toda à família”, pontua Wan-Dall.

Além disso, a ExpoGaspar marcou a volta do evento, que foi cancelado por dois anos seguidos. “Foi emocionante ver a nossa arena multiuso sendo utilizada como deveria ser. Agradeço à toda a nossa equipe envolvida que fez isso acontecer, uma festa linda, segura, organizada e inesquecível. Também agradeço à toda população que compareceu em peso e já estamos pensando na ExpoGaspar 2023”, finaliza o prefeito Kleber Wan-Dall.

Nenhum de Nós


Na sexta-feira, dia 8, a banda Nenhum de Nós foi a atração principal. A Banda Veneza, grupo gasparense de pop/rock/reggae abriu o palco para o show nacional. O cantor Bob Maicon também aqueceu o público com rock das antigas. Mais de 5 mil pessoas estiveram na Arena para curtir músicas marcaram a vida de muios ao longo dos 35 anos de carreira da banda, como Astronauta de Mármore, Camila, Você vai Lembrar e Paz e Amor.

“É um sentimento muito bom estar em Gaspar, sabemos que o público também estava sentindo falta de uma celebração, e pra gente é uma grande honra. É muito importante estarmos aqui, porque isso significa um recomeço pra gente também. Sempre que tem um evento em Gaspar nós aparecemos por aqui. Foi um grande prazer para o Nenhum de Nós retornar aos palcos da ExpoGaspar”, ressalta o vocalista da banda, Thedy Correa. A banda ainda fez homenagem ao ex-presidente da ACIG, Nelson Alexandre Bornhausen, gasparense, fã da banda, que faleceu há um ano e era apaixonado por rock. Nenhum de Nós apresentou a música Tente Outra Vez, de Raul Seixas, em homenagem ao amigo.

Marcos e Belutti

Um dos shows mais lotados da ExpoGaspar 2022 foi da dupla sertaneja, Marcos e Belutti. A cantora Luane Matia fez um show de abertura que vai ficar na história de Gaspar com direito a muita música e dança no sábado, dia 9. Apaixonados por Gaspar e frequentadores assíduos do Fazzenda Park Hotel, Marcos e Belutti não pouparam elogios à cidade que declaram ser uma das suas casas no Brasil. Os amigos tocaram grandes sucessos como Tudo Indicia, Eu Era, Domingo de Manhã, Aquele 1%, a nova Insubstituível e ainda impressionaram cantando em Inglês músicas de Bruno Mars e Aerosmith.

“A gente tá muito feliz de voltar em Gaspar, é uma cidade que a gente visita sempre, porque temos amigos aqui. Já realizamos muitos shows aqui na cidade e poder voltar para Gaspar, enche o nosso coração de alegria. E cantar para esse povo que a gente ama tanto, é um grande presente. Gaspar é um lugar que a gente vem pra passear, trazemos a família, é sempre uma alegria estar aqui”, comenta Marcos, integrante da dupla.

Gian e Giovani

Domingo foi dia dos queridíssimos Gian e Giovani trazerem para o palco da ExpoGaspar as músicas sertanejas que emocionam e marcam as vidas das pessoas há décadas. A banda tradicionalista Primeira Dama aqueceu o público para a apresentação principal. Com direito a hinos como Boate Azul, Gian e Giovani colocaram Gaspar para cantar e se emocionar com sucessos como Mil Corações, O Grande Amor da Minha Vida e 1, 2, 3.

“Sempre nos sentimos honrados em estar em Gaspar. Nós sempre estamos em Gaspar, conheço toda região e estar aqui é motivo de muita felicidade. Gaspar sempre nos traz boas lembranças, temos muitos amigos aqui e sempre que voltamos, a gente tem a sensação de voltar pra casa”, revela o Gian, integrante da dupla.

Confira alguns momentos da ExpoGaspar 2022:

Fotos: Guilherme Spengler