Ditran segue com programação do Maio Amarelo

Nesta segunda-feira (23) a Escola Pública de Trânsito de Blumenau promoveu ações no município

A Superintendência de Trânsito de Gaspar (Ditran) segue com a programação da campanha ‘Maio Amarelo’, que tem como objetivo chamar a comunidade para refletir sobre respeito e responsabilidade no trânsito. Nesta segunda-feira (23) alunos do CDI Dorvalina Fachini, tiveram a oportunidade de conhecer o Ônibus-Cinema da Escola Pública de Trânsito (EPT), de Blumenau, na Praça Getúlio Vargas.

Além disso, os diretores das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) também participaram de um treinamento com a equipe da EPT de Blumenau, que será repassada às unidades. O ônibus da EPT exibe vídeos curtos além de mini palestras sobre os principais tópicos de segurança viária e a prevenção de acidentes no trânsito. O projeto dissemina a educação no trânsito através de diversas atividades. No caso das crianças, leis, regras e boas condutas são apresentadas através de brincadeiras, contação de histórias com fantoches, palestras e vídeos.

Outra importante ação realizada na programação do maio amarelo ocorreu nesta sexta-feira (20). A Blitz Educativa foi realizada na Rodovia Jorge Lacerda, em Gaspar, pela Ditran em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota, Departamento de Trânsito de Indaial. Mais de 200 pessoas foram abordadas e receberam orientações.

Além de ações nas vias do município, a programação do maio amarele prevê ações educativas nas unidades escolares de Gaspar, além de outros espaços privados, como por exemplo, empresas do município. Outra ação realizada durante a campanha é a pintura e repintura das sinalizações. A programação do maio amarelo segue até o dia 31 de maio.

O superintendente da Ditran, Maico Rodrigo Ebertz, destaca que todos os setores do município terão ações. “Estamos chamando a atenção de todos. Dos que transitam a pé, de bicicleta, transporte coletivo, moto e carro. Queremos que todos entendam sobre as leis de trânsito para que ninguém se machuque nas vias. É um mês movimentado, com o único objetivo de alertar a população sobre a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro e humano”, destaca Ebertz.

A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa que reúne o Poder Público, órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), entidades e diversos segmentos da sociedade civil organizada para efetivamente aprofundar o tema, que visa promover engajamento nas ações que propaguem o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Maio Amarelo

Criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Maio Amarelo é um movimento multissetorial que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo. A intenção é promover, durante o mês de maio, uma ação de segurança viária coordenada entre o poder público e a sociedade civil.

Confira a programação completa:

23/05 Ônibus Escola Pública de Trânsito
24/05 Ações Escolas
25/05 Ações nas Escolas
26/05 Ações nas Ruas
27/05 Ações nas Escolas
30/05 Ações nas Escolas
31/05 Encerramento

Foto: Elisiane Roden