Ditran realiza treinamento para estimular o respeito às pessoas autistas

Evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, no auditório do Fazzenda Park Hotel

Segundo dados do Center of Diseases Control and Prevention existe hoje um caso de Transtorno do Espectro Autista (TEA) a cada 44 pessoas no mundo. Utilizando essa referência para Gaspar, com cerca de 70 mil habitantes, a estimativa é de que o município tenha cerca de 1540 pessoas com o diagnóstico. Uma quantidade expressiva de pessoas que precisam ter suas necessidades atendidas, inclusive no trânsito. Por esse motivo, agentes da Superintendência de Trânsito de Gaspar, passaram por um treinamento sobre abordagens e possíveis situações para pessoas com TEA.

O evento foi realizado na sexta-feira, dia 20, no Fazzenda Park Hotel, e contou com a participação de mais de 100 pessoas. A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga e presidente da AMA Blumenau, Ana Paula Muller e o tenente coronel da Polícia Militar, Adair Alexandre Pimentel.

Durante o evento, os agentes de trânsito puderam conhecer mais sobre o transtorno, bem como a forma correta de realizar uma abordagem com esse público, uma vez que são pessoas mais sensíveis ao som, ou luz.

O superintendente de Trânsito, Maico Rodrigo Ebertz, fala sobre a ação. “O trânsito é um espaço democrático e deve ser também um espaço de inclusão. Queremos possibilitar aos nossos agentes que tenham conhecimentos sobre os aspectos que envolvem o autista e assim, fazer com que o trânsito seja um espaço mais democrático à todos”, conta Ebertz.

A ação faz parte da programação do maio amarelo que segue até o dia 31 de maio.