Comunicado – Tragédia em Blumenau e segurança escolar

A Prefeitura de Gaspar lamenta profundamente o ocorrido nesta quarta-feira, dia 5, em Blumenau, no Cantinho do Bom Pastor, creche que sofreu um atentado deixando um rastro de dor e sofrimento para famílias. A Prefeitura informa que, segundo orientações da Polícia Militar e da Polícia Civil, não há motivo para acreditar que não tenha sido um fato isolado. Nenhuma unidade de ensino de Gaspar registrou ocorrências ou incidentes. Todas as escolas e Centros e Desenvolvimento Infantil (CDI`s), públicas ou privadas, recebem uma intensificação do patrulhamento da Polícia Militar, juntamente com a Superintendência de Trânsito. As aulas estão mantidas e não há orientação para retirar crianças das unidades.

Também foi realizada uma reunião com todos os diretores das unidades de ensino do município, Secretaria de Educação, prefeito Kleber Wan-Dall e Polícia Militar nesta manhã, reafirmando os protocolos de segurança. Os profissionais foram orientados a ficarem atentos a pessoas estranhas e manterem os portões fechados, como sempre. Os pais que desejarem buscar seus filhos, serão autorizados, porém, não há orientação de que seja necessário tirar as crianças da unidade.

Além disso, a Prefeitura de Gaspar reforça que, desde 2021, todas as escolas e CDIS possuem um sistema de segurança eletrônico. Os portões só abrem com o destravamento de um funcionário que visualiza através de uma câmera de segurança. Somente pais e responsáveis já conhecidos dos funcionários e autorizados podem buscar as crianças nos CDIs.