---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Aspectos Econômicos

Publicado em 16/01/2014 às 09:25 - Atualizado em 06/08/2018 às 13:56

             O Município de Gaspar, com população estimada em aproximadamente 70 mil habitantes, ocupa a 16ª colocação estadual no índice da economia. O índice retorno do ICMS está em 0,97. Em 2017 Gaspar foi a 10ª cidade que mais gerou empregos em Santa Catarina, com 22 mil empregos formais.

            Gaspar se consolida como um polo têxtil, com confecção e manuseio de malhas, porém, nem só as malharias, tinturarias e estamparias sustentam a economia. O setor alimentício traz divisas para nossa economia, a indústria de plásticos é outra atividade que nos últimos anos oferece empregos e modernidade ao nosso parque industrial.   O setor da metalurgia dá lugar ao potencial do município perante o mercado competitivo, e que exige criatividade, num segmento dinâmico e diversificado.

            O setor turístico, que atrai pessoas do mundo inteiro, tem como fator favorável nossa localização geográfica, com a proximidade do litoral e rodovias federais como a BR 101 e BR 470 de enorme fluxo de veículos de passeio. O Porto de Itajaí e o Aeroporto Internacional de Navegantes também contribuem para a facilidade no acesso.

            Vale lembrar dos excelentes equipamentos turísticos de nossa cidade que oferecem oportunidades de descanso, conforto e aventura, assim como a indiscutível culinária. Um turismo de temporada, os Parques Aquáticos; turismo o ano inteiro com um dos maiores hotéis fazenda do país, com atrações diárias, além dos hotéis e pousadas rurais, que ao todo contabilizam mais de 1.300 leitos.

            Uma diversa atividade econômica, com prestação de serviços, comércio fortalecido pela variedade de produtos. Produção artesanal de geleias, doces e pães caseiros e cachaça produzida nos alambiques de nosso município.

            Na agricultura, nossos produtores de arroz, encantam a paisagem, e agregam a beleza a excelentes resultados, pois a produtividade é uma das melhores de Santa Catarina, gerando entre 150 e 180 sacas de 50 kg por hectare. A produção de peixes de lagoa e pesque-pagues, unem o útil ao agradável na economia de nosso município.

            Um conjunto de ações, entre poder público e iniciativa privada, fortalecem a economia de nossa cidade, com o acompanhamento e parcerias das entidades empresarias e de classe, consolidando a busca permanente da qualidade de vida ao cidadão que escolheu Gaspar para viver.