Ações de combate à dengue dependem da colaboração da população

Foram registrados 122 casos da doença em Gaspar

A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Saúde pede colaboração da população para que adote medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nesta terça-feira o município chegou à marca de 122 casos de dengue durante o ano.

Os mutirões de limpeza realizados pelo órgão apontam que 80% dos focos do mosquito são encontrados dentro do quintal das residências. Entre os bairros considerados infestados, ou seja, que possui o maior número de casos e focos encontrados está o Sete de Setembro, Bela Vista, Santa Terezinha e Coloninha. O bairro Margem Esquerda está em avaliação pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE para detectar se o local está ou não infestado.

O calor e chuva que ocorrem durante esse período são fatores favoráveis à reprodução da dengue, principalmente, por conta dos ovos da dengue, que duram cerca de 450 dias. Em contato com água, eles podem eclodir em até 48 horas.

A melhor forma de se evitar a dengue é impedir a proliferação do mosquito, com a eliminação de criadouros, locais com água acumulada que possibilitem a sua reprodução. A principal forma é a população se manter alerta e vistoriar periodicamente a residência e seu entorno, como quintais e áreas comuns em prédios, identificando e eliminado a água acumulada em locais que poderiam servir de criadouro do mosquito.

Conte com os agentes

A Secretaria solicita, ainda, que a comunidade permita a entrada dos agentes de endemias nas residências. Os profissionais são grandes aliados no combate à Dengue e podem auxiliar na identificação de focos imperceptíveis. Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar